‘Dia da Acolhida’ marca abertura do ano letivo nas escolas de JP

Por - em 73

Na próxima segunda-feira (11), todos os alunos matriculados na rede municipal de ensino participam do ‘Dia da Acolhida’. Diretores, coordenadores e professores darão as boas-vindas aos estudantes veteranos e novatos, mas principalmente aos pais, com o objetivo de aproximar a instituição com a família e, dessa forma, fortalecer a integração. Cada uma das 90 escolas está formando sua programação para este evento, que poderá conter música, dança, teatro, brindes, oficinas, dentre outras atividades. Este ano, o ‘Dia da Acolhida’ coincide com o início do ano letivo nas escolas públicas municipais.

Essa proposta pedagógica, desenvolvida pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por sua Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (Sedec), é realizada duas vezes ao ano, no início de cada semestre letivo. É o momento em que a escola possibilita o reencontro das pessoas que formam a comunidade e demonstrar que o lugar está aberto não apenas para os que estudam ou trabalham na área, mas sim para todos que compõem o bairro.

Chamada escolar – No ano passado, mais de 67 mil estudantes foram matriculados. Este ano, com a ampliação e inauguração de escolas, a rede municipal está tendo capacidade para receber mais de 70 mil para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e para a Educação de Jovens e Adultos, como os programas Escola de Fábrica, Brasil Alfabetizado, ProJovem, Se liga/Acelera (da Fundação Airton Senna) e o Segundo Tempo.

Todos os estudantes matriculados receberão o ‘Kit Aluno’, composto de lápis, borracha, cadernos e régua, e ainda, todos os livros didáticos e o fardamento completo, com calça, camisa de manga, bermuda, camisa sem manga e tênis e sandálias para os alunos.

Até o mês de abril serão entregues quatro novas escolas, que somam mais 40 salas de aula; dois Centros de Referência em Educação Infantil (Creis) e mais oito até novembro deste ano. Das quatro escolas, duas estão programadas para este mês de fevereiro. Já próxima segunda-feira (11) será inaugurada a escola Governador Leonel Brizola, situada na Avenida Beira Rio (antiga sede da Guarda Municipal). Além dessa, serão entregues novas escolas no Condomínio Residencial Gervásio Maia, no Alto do Céu (Jardim Mangueira) e outra no Cidade Verde (Mangabeira).

Política pedagógica – Os projetos, ações e programas que a Secretaria de Educação vai desenvolver durante o ano letivo que está prestes a começar serão focados no crescimento do aluno. A idéia é trazer para a sala de aula temas que compõem o universo no qual o estudante está inserido, tais como ética, pluralidade cultural, meio ambiente, saúde, sexualidade, violência, uso e abuso de drogas.

Entre os projetos que serão trabalhados este ano está o do ‘Protagonismo Infanto-Juvenil’, que tem como objetivo fazer com que os alunos desenvolvam a visão e o pensamento crítico sobre temas e problemas que são mais corriqueiros no dia-a-dia da comunidade escolar, como estrutura física, drogas e violência e possam participar das decisões sobre uma realidade que eles vivem cotidianamente.