‘Provinha Brasil’ aprova 97% dos alunos da rede municipal

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Alunos entre sete e nove anos do 2º ano da rede municipal de ensino participaram da ‘Provinha Brasil’ e obtiveram excelentes resultados escolares. Das 258 turmas que foram avaliadas nos meses de janeiro e dezembro, 97% dos estudantes avançaram no processo de alfabetização e 74% apresentaram avanços acima da média na aprendizagem, segundo o Ministério da Educação (MEC). O resultado da avaliação aponta que essas crianças alcançaram o domínio do sistema de escrita e a compreensão do princípio alfabético, apresentando um excelente desempenho, tendo em vista as habilidades que definem o aluno como alfabetizado.

A avaliação foi aplicada em duas etapas. A primeira teve o objetivo de diagnosticar as competências de leitura e de escrita. Já a segunda, aplicada no início do mês de dezembro, atestou o nível de alfabetização dos estudantes. Docentes da rede pública do município, juntamente com estagiários dos cursos de Pedagogia e Letras da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), aplicaram a Provinha Brasil em sala de aula.

Metodologia – Cada prova era composta por 27 questões relacionadas à apropriação do sistema da escrita, leitura e a escrita propriamente dita. Dessa forma, foram aplicados exercícios para os alunos diferenciarem letras de outros sinais gráficos, como os números, sinais de pontuação ou de outros sistemas de representação, identificar letras do alfabeto, reconhecer palavras como unidade gráfica, ler palavras, dentre outros.

Quanto à leitura, os alunos tiveram que localizar informações em textos, identificar assunto de um texto lido ou ouvido, reconhecer a ordem alfabética, estabelecer relações de continuidade temática etc. Já em exercícios de escrita propriamente dita, os estudantes escreveram palavras, frases e textos.

Os resultados da avaliação são analisados pelo próprio professor da turma ou pelo aplicador, a partir do guia que traz orientações sobre os procedimentos adequados de correção e de interpretação dos desempenhos dos alunos na avaliação diagnóstica. Assim, cada professor poderá saber o nível de desempenho de sua turma após a aplicação da prova.

O que é
– A ‘Provinha Brasil’ é um instrumento elaborado pelo MEC para permitir o diagnóstico do nível de alfabetização das crianças das redes públicas de ensino, após um ano de escolaridade. Serve para oferecer informações que viabilizem a intervenção quando ainda há tempo de melhorar o ensino, de forma que ao término do segundo ano de escolarização as crianças estejam alfabetizadas. Ao avaliar a criança nessa etapa da escolaridade, é possível verificar como está o processo de aquisição das habilidades de leitura e algumas de escrita por parte dos alunos, desde o início da alfabetização.