Requerimento de autorização exclusiva para desfile de Blocos de Carnaval

‘VII Caminhada Vida Ativa’ reúne centenas de pessoas na orla da capital

Por - em 141

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e Governo do Estado, realizaram na manhã deste sábado (1º) a “VII Caminhada Vida Ativa”. O evento fez parte das comemorações alusivas ao Dia Mundial do Idoso e também teve o objetivo de proporcionar uma reflexão sobre os principais problemas enfrentados pelas pessoas da terceira idade.

Segundo o prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, as políticas públicas de atenção ao idoso devem ser permanentes. “A PMJP realiza diversas ações junto com suas secretarias demonstrando que não temos apenas respeito com os idosos, mas reconhecemos a importância da população dessa faixa etária, que vem crescendo a cada dia e precisa de políticas públicas continuadas que os assistam”, afirmou.

Agra citou alguns equipamentos e programas que são desenvolvidos pelo Governo Municipal, voltados à atenção ao idoso. “Temos um equipamento que funciona permanentemente com o desenvolvimento de atividades físicas, intelectuais e sociais, que é o Clube do Idoso. Um local qualificado e planejado para atender bem as pessoas da terceira idade, criando um espaço de convivência entre elas. Temos também o Centro de Referência da Terceira Idade, que oferece serviços de atendimento médico especializado, além de diversos programas realizados nas praças da capital”, elencou.

O prefeito enfatizou a importância de se trabalhar com projetos que valorizem o respeito e facilitem a acessibilidade da pessoa idosa. “Reconhecemos que essas pessoas contribuem e já contribuíram, e muito, para a construção e desenvolvimento da nossa cidade. Então, a PMJP trabalha para criar melhores condições de acessibilidade aos equipamentos públicos e privados. Também acreditamos que precisamos sensibilizar a população quanto aos cuidados e respeito com essas pessoas”, destacou.

A “VII Caminhada Vida Ativa” aconteceu do Busto de Tamandaré até a área verde do Hotel Tambaú, local onde foi servido um café da manhã com muitas frutas, mostrando a importância de ter uma alimentação saudável.Durante o percurso, profissionais da área educação física orientaram sobre os cuidados com a saúde e a necessidade da prática de exercícios físicos. Profissionais da área de saúde estiveram disponíveis, aferindo pressão arterial e dando orientações aos caminhantes.

Para o Secretário do Desenvolvimento Social, Lau Siqueira, o evento representa, acima de tudo, um ato de respeito ao idoso. “Sabemos que muitas pessoas ainda desrespeitam os idosos e hoje eles estão caminhando pelos seus direitos de cidadania”, pontuou.

Qualidade de Vida – Cerca de 2.700 idosos são atendidos pela Sedes, através do Programa de Atenção à Pessoa Idosa (Papi). Eles estão organizados em 50 grupos de convivência, distribuídos por vários bairros e praticam atividades físicas, recebem acompanhamento psicológico e social, tiram dúvidas e têm orientação sobre seus direitos.

O programa também atua acompanhando a averiguação de denúncias de maus tratos, negligência e exploração financeira de idosos, bem como, na prevenção, através de grupos dos Grupos de Convivência, e na reparação de danos por meio de atendimento psicossocial.

Para José Martins, de 85 anos, o projeto é importantíssimo na sua vida. “Eu tinha problemas de circulação e a taxa de diabetes alta. A partir da prática de atividades físicas, realizadas junto com o grupo, me sinto rejuvenescido”, disse.

Severina Pereira, de 81 anos, afirmou que através do programa se tornou uma pessoa mais comunicativa. “Nós fazemos diversas atividades e passeios. A partir da convivência com outras pessoas eu me tornei uma mais social, porque antes era muito tímida”, explicou.

Mais comemorações – A “VII Caminhada Vida Ativa” marcou o encerramento das atividades programadas para a Semana do Idoso, sob a coordenação do Papi. Entretanto, marcou também o início das comemorações alusivas ao Dia Internacional do Idoso que serão realizadas durante a próxima semana através do Instituto de Previdência Municipal (IPM).

De acordo com a secretária adjunta do IPM, Paula Frassinete, será realizada uma programação que inclui encontro de corais, danças folclóricas, exposição de trabalhos manuais, leitura de poemas, teatro e um baile, no dia 7 de outubro, que acontecerá a partir das 15h, com a participação da Orquestra Sanhauá.

Frassinete afirmou que os trabalhos de atenção à pessoa idosa realizados pela PMJP transformam a vida de muitos. “A partir do momento que o idoso percebe que dentro dele ainda há bastante vida, está cumprida a nossa missão”, revelou.

Segundo ela, o IPM realiza diversas atividades com a população da terceira idade através do Centro de Convivência, no Centro, e do Clube do Idoso, que funciona no bairro do Altiplano. Lá são desenvolvidas 25 atividades lúdicas e físicas, gratuitas para a população.