‘2ª Corrida de Jegues’ agita bairro de Mandacaru, próximo domingo

Por - em 44

A ‘2ª Corrida de Jegues de Mandacaru’ será realizada no próximo domingo (26), a partir das 8h, na Rua professor Luiz Buriti, no Alto do Céu. A coordenação do evento é do Centro de Referência de Cidadania (CRC) de Mandacaru, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) da Prefeitura de João Pessoa (PMJP).

As inscrições são gratuitas e os interessados deverão procurar o CRC de Mandacaru no horário comercial, com algum documento de identificação. Podem participar do evento moradores de outros bairros. Cerca de mil pessoas devem assistir a disputa, que reserva ainda uma novidade: o ‘Palácio do Jegue’, uma tenda onde elas poderão tirar fotos.

O coordenador do Centro, Jardel Cabral Fagundes, disse que a idéia partiu da própria comunidade no ano passado. “Fomos procurados pelos moradores do bairro, que queriam mostrar a importância desse animal, já que muitos deles utilizam o jegue como veículo para coletar material para reciclagem”, explicou.

Símbolo cultural – A diretora de Participação Popular e Organização Comunitária da Sedes, Cassandra Figueiredo, informou que existe no Brasil um movimento destinado a conscientizar as pessoas acerca da importância desse animal como um dos símbolos da cultura nordestina.

“É relevante destacar que mesmo sem o conhecimento desse movimento, existe entre a população que utiliza-se do jegue como meio de transporte e de subsistência, o interesse em valorizar o trabalho realizado por esse animal na disseminação desse elemento como valor cultural. Portanto, o apoio a eventos como esse, além de contribuir  com a disseminação dos elementos que fazem parte da nossa cultura, contribui também para o fortalecimento das iniciativas organizadas pela população”, acrescentou.

Baterias – A corrida acontecerá em baterias de três participantes em cada uma. Os vencedores de cada bateria vão disputar entre si, até que saia o vencedor. Serão premiados os três primeiros lugares, da seguinte forma: 1º lugar – 1 saco de milho, 1 saco de farelo, cesta básica, troféu e R$ 200,00; o 2º lugar – 1 saco de milho, 1 saco de farelo, troféu e R$ 100,00; e o 3º lugar – 1 saco de milho, 1 saco de farelo e um troféu. Haverá ainda premiação surpresa para o jegue mais enfeitado e o torcedor mais a caráter.

Durante todo o evento acontecerão apresentações artísticas e culturais de grupos de xote e xaxado, dupla de repentistas, ‘Forrozeiros do Nordeste’, ‘Galego do Brega’, companhia de teatro e o ‘Palhaço Fuleragem’. Também serão montadas tendas com artesanatos e produtos culinários.