‘Acordo Verde’ é destaque em evento na Estação Cabo Branco

Por - em 33

O projeto ‘Acordo Verde’, que implantou uma nova etapa da coleta seletiva em João Pessoa, foi apresentado no ‘Seminário de Benchmarking’, promovido pelo Programa Paraibano de Qualidade (PPQ). Como um dos destaques do evento, o ‘Acordo Verde’ foi um dos trabalhos contemplados por sua qualidade de serviço que presta a população e na recuperação do meio ambiente. O evento aconteceu na tarde desta quarta-feira (10), no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes.

Com pouco mais de um ano e quatro meses desde sua criação, o ‘Acordo Verde’ já está gerando renda para 35 agentes ambientais (antigos catadores de lixo). Segundo o diretor administrativo da Emlur, Renato Leitão, a renda mensal individual atinge em torno de um salário mínimo. Ele informou ainda que são cerca de 10 mil residências cadastradas na coleta seletiva e estão distribuídas pelos bairros de Anatólia, Jardim São Paulo, Jardim Cidade Universitária, Bancários e Mangabeira.

Atualmente, o projeto recolhe mais de 32 toneladas de lixo mensalmente. “Esse é um dado bastante significativo. Estamos felizes com os resultados do projeto e esperamos ampliá-lo. A meta para o próximo ano é que sejam criados mais quatro núcleos de arrecadação, que poderão cobrir todas as áreas da Capital”, adiantou Renato.

O diretor da Emlur ressaltou que a metodologia é o que diferencia o projeto ‘Acordo Verde’ dos demais do mesmo segmento. “Estabelecemos o contato direto do agente ambiental com a população. Além disso, a aproximação entre as pessoas promove uma maior conscientização ambiental e da importância do material reciclável para esses trabalhadores”, acrescentou.

Ainda durante o seminário, também foram apresentados os ‘cases’ de sucesso das instituições vencedoras do ‘Prêmio Paraibano da Qualidade’; micro e pequenas empresas ganhadoras do ‘Prêmio Revelação Empresarial’; órgãos públicos que receberam o reconhecimento do Gespública e o ‘Prêmio Sesi Qualidade no Trabalho’, que destaca as indústrias com investimentos em práticas diferenciadas de gestão e valorização dos colaboradores.