‘Arraiá da Inclusão’ para portadores de deficiência atendidos pela PMJP

Por - em 39

Animadas pelo grupo ‘Mistura Musical’, formado pelos próprios usuários do Centro de Referência Municipal de Inclusão para Pessoas com Deficiência (CRMIPD), cerca de 200 pessoas com deficiência atendidas pela unidade da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) e seus familiares participam nesta sexta-feira (20), a partir das 14h, do ‘3º Arraiá da Inclusão’. O evento acontecerá na Praça Antenor Navarro, s/n, no Conventinho, no Centro Histórico da cidade.

Muita comida típica, arrasta-pé e apresentações culturais como a do Grupo de Teatro e Dança ‘Vem Viver a Inclusão’, também formado pelos usuários do CRMIPD; do Grupo de Dança Folclórica ‘Marinês e sua Gente’ e da Companhia de Dança ‘Helena Holanda’ completam a programação da festa que deve durar a tarde toda.

O secretário de Desenvolvimento Social, Alexandre Urquiza, explica que o Centro é um equipamento recém-transferido de endereço para melhorar o atendimento aos seus usuários, entendendo a importância desse serviço como um espaço para apresentar as potencialidades de pessoas que na maioria dos casos só precisam de atenção e de uma oportunidade.

“O intuito é conjugar a rotina do serviço com a prática salutar do lúdico, aproveitando o momento junino para desenvolver atividades afins à época e que ao mesmo tempo funcione como uma confraternização para os usuários e seus familiares”, disse.

O Centro de Referência Municipal de Inclusão para Pessoas com Deficiência (CRMIPD) tem hoje mais de 700 usuários cadastros e realiza diariamente cerca de 120 atendimentos, sendo 60 no turno da manhã e os outros 60 no turno da tarde. É o primeiro órgão municipalizado do País a oferecer atendimentos que visam à habilitação e a reabilitação através de serviços especializados, a crianças, adolescentes e jovens com deficiência, distúrbio de comportamento e/ou aprendizagem, buscando dar-lhes condições para o exercício pleno de sua cidadania.