‘Bloco da Limpeza’ desfila e lança CD no ‘Folia de Rua’, nesta sexta-feira

Por - em 34

Alegria e lições de preservação do meio ambiente são elementos que fazem parte do desfile do ‘Bloco da Limpeza’, agremiação formada por servidores da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), que este ano sai à rua junto com o ‘Anjo Azul’ na noite desta sexta-feira (25), na abertura do projeto ‘Folia de Rua’. A concentração acontecerá a partir das 19h, na rua Duque de Caxias. Na via também será lançado o CD da agremiação da Emlur, com os frevos, maracatus e marchinhas que embalarão o desfile.

Este é o terceiro ano que a agremiação da Emlur desfila no ‘Folia de Rua’. Em 2009, o bloco já integrará oficialmente o projeto. Para este ano, o ‘Bloco da Limpeza’ trará uma ala especial formada por pessoas vestidas de fantasias feitas de materiais reaproveitados. As peças foram confeccionadas pelos artesões e artistas plásticos da Oficina de Artes da Emlur com papelão, plástico, latinhas, papel e vidro. O objetivo é chamar a atenção para a necessidade de promover o reaproveitamento de materiais, como forma de preservar o meio ambiente.

O estandarte do ‘Bloco da Limpeza’ é uma atração à parte. Ele tem como base material reciclável, a decoração das bordas foi feita com lacres de latinhas de refrigerantes e tampinhas de metal de garrafas amassadas e pintadas, e as franjas são de sacos de lixo cortados. A animação de todo o percurso do bloco ficará por conta do Coral da Emlur, mais o grupo de percussão ‘Baticumlata’ e a orquestra ‘JP Frevo’. No repertório estarão, entre outras músicas, as canções que integram o CD do bloco, retratando a realidade e o dia-a-dia dos agentes de limpeza e dos agentes ambientais (catadores).

O CD deste ano, além do Coral da Emlur que entoa todas as músicas, conta com a participação especial do ‘Baticumlata’. O grupo de percussão da Autarquia levará a batida regional – retirada de instrumentos musicais feitos de objetos aparentemente sem utilidade e de materiais de trabalho dos agentes de limpeza – para a música o ‘Catador’. As músicas que animarão a prévia carnavalesca durante a saída do bloco foram compostas pelo maestro Carlos Anísio.