‘Bloco da Limpeza’ lança CD e desfila no ‘Folia de Rua’, dia 25

Por - em 35

“Nós somos o Bloco da Limpeza e alegria queremos espalhar, preservando a linda natureza, que é a riqueza do nosso lugar”. Esses versos abrem o CD do ‘Bloco da Limpeza’, grupo carnavalesco da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), que há três anos leva criatividade e muita cor para o projeto ‘Folia de Rua’. O disco foi gravado nesta sexta-feira (18) e traz três frevos, um maracatu e uma marchinha. O lançamento vai ocorrer no dia 25 deste mês, na rua Duque de Caxias, onde acontece a concentração para o desfile da agremiação.

Este ano, além do Coral da Emlur, que entoa todas as músicas, o CD conta com a participação especial do ‘Baticumlata’. O grupo de percussão da Autarquia levará a batida regional – retirada de instrumentos musicais feitos de objetos aparentemente sem utilidade e de materiais de trabalho dos agentes de limpeza – para a música ‘Catador’. Trata-se de um maracatu que fala do trabalho dos catadores de material reciclável e da possibilidade de transformar o que é catado em fantasias para usar no Carnaval.

Além das músicas ‘Bloco da Limpeza’ e ‘Catador’, o CD traz mais uma marcha carnavalesca ‘Sou limpeza’, mais ‘Frevo da reciclagem’ e ‘Frevo da limpeza’. As músicas que animarão a prévia carnavalesca durante a saída do bloco foram compostas pelo maestro Carlos Anísio. Os artistas da Emlur contaram com o empenho da preparadora vocal Fátima França.

O lançamento do CD ocorrerá no dia 25 de janeiro na abertura do ‘Folia de Rua’, na concentração para o desfile do ‘Bloco da Limpeza’, que sai na prévia carnavalesca junto com o ‘Bloco Anjo Azul’. A concentração acontece na rua Duque de Caxias, próximo ao busto do poeta Augusto dos Anjos. De lá, os foliões seguem pela rua General Osório, passam pela Ladeira da Borborema, onde se encontra com o ‘Folião de Ladeira Abaixo’. Depois do encontro, as agremiações seguem em direção à praça Antenor Navarro, no Centro Histórico.