‘Café do Vento’ e ‘Rivotril’ na 3ª noite do ‘Música do Mundo’

Por - em 43

As bandas ‘Café do Vento’ (RN) e ‘Rivotril’(PE) são as atrações da próxima quinta-feira (27), a partir das 18h, quando acontece a terceira noite do Festival ‘Música do Mundo’, que prossegue até o próximo domingo (30), no palco instalado próximo ao Busto de Tamandaré, entre as praias de Tambaú e Cabo Branco, numa promoção da Prefeitura Municipal (PMPJ), por intermédio da sua Fundação Cultural (Funjope). O evento tem o patrocínio da Oi.

‘Café do Vento’ tem o seu trabalho direcionado na produção de músicas autorais, no entanto, não dispensa a elaboração de versões de composição clássicas, de grandes nomes da música mundial, a exemplo de Vivaldi, Ravel e Hermeto Pascoal. O grupo, que surgiu em 2002, já realizou dois registros em DVD, intitulados, ‘Porco Mulo’, com 45 minutos de imagens, divididas entre show e entrevista e ‘Café por ele mesmo’, com 20 minutos de duração. Este ano, o grupo lançou o álbum ‘Calangotango’, com 11 faixas, na Casa da Ribeira, em Natal.

Já a ‘Rivotril’, segunda atração da noite, existe há um ano e meio e é formada pelos músicos Eluizo Junior, no sax, flautas e teclado; Rafael Duarte, no contrabaixo elétrico, e Lucas dos Prazeres, na percussão. O trio segue o desafio de fazer música instrumental com bom humor e qualidade. Há alguns meses, a ‘Rivotril’ vem preparando seu espetáculo denominado ‘Curva de Vento’ e nele os três músicos mesclam o contrabaixo elétrico a elementos de sopro e percussão, fazendo uma costura instigante de suas composições autorais.

O grupo tem fortes influências da música erudita, do rock dos anos 70, do jazz e dos ritmos afro-brasileiros. O álbum de estréia da banda, intitulado ‘Curva de Vento’, está em fase de finalização, e conta com participações de Naná Vasconcelos, Spok, Fabinho Costa e Yuri Queiroga.