‘Caminhada da Natureza’ percorre Vale do Gramame, próximo sábado

Por - em 36

O circuito ‘Anda Brasil’ realiza no próximo sábado (6), a ‘Caminhada da Natureza’. O percurso é de 10 quilômetros sinalizados em trilhas e matas do Vale do Gramame, área rural de João Pessoa. A largada acontece às 8h, saindo do Sesc Gravatá, no Valentina Figueiredo, mas a caminhada não é um esporte de competição e sim um momento de contemplação do meio ambiente e dos ecossistemas existentes, integração social e busca da melhoria da qualidade de vida.

Este é o segundo ano em que adolescentes, jovens, adultos, pessoas da terceira idade e portadoras de deficiência se reúnem para participar do evento. Ano passado, o acontecimento foi marcado pela participação de mais de 100 pessoas.

Atrativos – Ao longo do percurso estão paisagens características do meio rural, como rios, vegetação, fragmentos de Mata Atlântica, muitas áreas pouco conhecidas de quem não tem oportunidade constante de estar no meio. O artesanato, música e gastronomia fortes na região vão estar entre as atrações da caminhada. O almoço típico servido em meio às paisagens é a chance da comunidade mostrar um pouco das características da culinária da região rural.

Os alimentos têm uma procedência mais saudável, pois os agricultores produzem de maneira orgânica, sem adição de produtos químicos. Quem desejar, ainda pode levar para casa alimentos mais nutritivos e saborosos. No local haverá comercialização no início e término do passeio.

A marcha é realizada numa velocidade média, para que todos possam registrar os momentos e observar as diversas paisagens. Aos participantes é recomendado o uso de roupas leves e tênis, para a cobertura do percurso que dura aproximadamente duas horas. Na mochila, além de disposição, é essencial que cada participante leve água para matar a sede. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o dia de sábado deve ser ensolarado, com temperatura entre 23ºC e 25ºC, e não deve chover.

Estrutura e organização – A ‘Caminhada da Natureza’ é um tipo de marcha realizada mundialmente pela Federação Internacional de Esportes Populares. No Brasil, elas são organizadas pela ONG ‘Anda Brasil’ e em João Pessoa acontece pelo segundo ano, com a participação da Secretaria Executiva de Turismo do Município (Setur) e da Escola Viva Olho do Tempo (Evot).

As trilhas são em formato circular, com percurso de 10 quilômetros, não têm caráter competitivo e possuem sinalização oficial internacional. Ao final do percurso, o andarilho recebe um carimbo de participação no circuito. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas antecipadamente na Secretaria de Turismo de João Pessoa, localizada no Parque Solon de Lucena, 216, Centro, ou no dia, no Sesc Gravatá.

Novos roteiros – Essa modalidade de circuito turístico, conforme avaliação de técnicos da Setur, pode contribuir positivamente para o desenvolvimento de áreas mais afastadas dos centros urbanos, como é o caso do Vale do Gramame, na zona rural de João Pessoa, área que contempla grande beleza, história e muito verde. A prática das caminhadas e divulgação do Vale do Gramame – formado pelas comunidades de Mituaçu, Gramame e Engenho Velho – podem tornar o produto competitivo nos mercados interno e nacional.