‘Caminhada pela Paz’ reúne cerca de duas mil pessoas em Mandacaru

Por - em 38

A ‘I Caminhada pela Paz’ realizada no bairro de Mandacaru, na tarde desta quinta-feira (29), superou as expectativas e contou com a participação de cerca de duas mil pessoas das mais diversas entidades e denominações religiosas e sociais, dentre elas secretários, padres e pastores.

A concentração começou por volta das 15h, na Praça da Cultura, que fica em frente ao Centro de Referência da Cidadania de Mandacaru, órgão ligado à Diretoria de Organização Comunitária da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) de João Pessoa.

Vestidas de branco, com bolas e bandeiras também brancas e com gritos pedindo paz, jovens, crianças, adultos e até idosos chamaram a atenção de quem viu o cortejo passar. De acordo com Sérgio Lucena, conselheiro tutelar da região Norte, o evento conta com a participação também do Conselho Tutelar porque “a paz é acima de tudo uma construção cultural de vários atores sociais e também dos órgãos públicos legitimamente constituídos”.

As mais variadas entidades da sociedade civil e governamental participaram do evento. Escolas públicas, igrejas evangélicas e católicas, bem como grupos de jovens e idosos ligados à Secretaria de Desenvolvimento Social ajudaram a organizar a caminhada, que percorreu mais de dez ruas do bairro.

Segundo Salete Amorim, coordenadora-adjunta do Centro de Referência da Cidadania de Mandacaru, a caminhada deve contribuir para conscientizar todos sobre a importância da diminuição da violência no bairro. “Recentemente a comunidade tem figurado entre as mais violentas da Capital”, disse.

Por volta das 17h, a população parecia ainda disposta a continuar caminhando mas o percurso havia se encerrado com sucesso. Na avaliação de Aécio Alves, um dos organizadores e pastor de uma igreja local, o evento marca o início da quebra das barreiras culturais à construção da paz como lei universal.