‘Caminhos do Sabor’: projeto é lançado em João Pessoa

Por - em 34

O perfil do turista que vem a João Pessoa, bem como suas impressões e preferências sobre os restaurantes locais serão apresentados nesta quarta-feira (19), às 18h, no Shopping Sebrae, no Bairro dos Estados, para empresários de 30 estabelecimentos do setor que fazem parte do programa ‘Caminhos do Sabor’. A iniciativa é do Ministério do Turismo, mais Sebrae Nacional e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e conta com o apoio da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Secretaria Executiva de Turismo (Setur).

O resultado da pesquisa também foi apresentado aos representantes de entidades que compõem o ‘Grupo de Governança’ do projeto, incluindo a Setur, na tarde desta quarta-feira (18). Para o secretário da Setur, Elzário Pereira Júnior, o levantamento é fundamental para a melhoria dos serviços prestados pelos restaurantes da cidade.

Critérios – A pesquisa mostrou, por exemplo, que a maioria dos turistas entrevistados apontou o bom atendimento, a higiene, aliada a limpeza, e a localização dos estabelecimentos como os principais critérios para a escolha do restaurante. Outro ponto também revelado pelo estudo foi que 63,4% dos turistas afirmaram alimentar-se em restaurantes de duas a cinco vezes por dia, no período em que estavam visitando a cidade.
O levantamento foi feito com visitantes e também moradores e proprietários de restaurantes locais. O objetivo foi fazer um diagnóstico sobre a atividade em João Pessoa para, a partir daí, implantar ações que favoreçam o desenvolvimento do setor, através do programa ‘Caminhos do Sabor’.

Outro ponto revelado foi no tocante a freqüência em que os moradores vão a restaurantes e lanchonetes da cidade. Segundo o estudo, 25% dos habitantes da Capital costumam fazer refeições fora de casa pelo menos quatro vezes por mês. Para o consultor do Ministério do Turismo e um dos coordenadores do programa, Ernani Coelho, este é um ponto muito positivo, se comparado com a renda média da população local.

Projeto – A iniciativa está sendo realizada em 20 cidades do País. Em João Pessoa, 30 restaurantes localizados na faixa da orla marítima da cidade e também na região do Baixo Tambaú, serão alvos da iniciativa.

O programa ‘Caminhos do Sabor’ quer aumentar a competitividade de um destino turístico, a partir de investimentos no setor de alimentação como vantagem competitiva. Entre os serviços oferecidos estão: treinamentos no atendimento, segurança de alimentos, gestão empresarial, educação continuada e ainda a tradução de cardápios para outros dois idiomas, valorizando o estabelecimento. A qualificação empresarial deve acontecer com a aplicação de consultoria e treinamento nas áreas de Segurança de Alimentos, Inglês e Espanhol para garçons e Gestão de Restaurante.