‘Cidadania e Saúde na Feira’ atende 500 pessoas em Mangabeira

Por - em 24

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou durante todo o sábado, no Mercado Público de Mangabeira, mais uma etapa do projeto “Cidadania e Saúde na Feira”. Cerca de 500 pessoas, entre comerciantes e consumidores, participaram do evento.

Quem esteve no mercado fez teste de glicemia, aferiu a pressão e recebeu orientação em saúde bucal com esclarecimentos sobre a escovação e prevenção do câncer de boca, esclarecimentos sobre a dengue, doenças sexualmente transmissíveis e AIDS com distribuição de preservativos, planejamento familiar e informações sobre o aleitamento materno.

O público também pôde receber orientações sobre a Saúde do Idoso com a realização de atividades físicas, explicações sobre tratamentos medicinais com Homeopatia e Fitoterapia, prevenção e tratamento da Gripe H1N1, além de participar da Campanha Anti-Tabagismo. A Ouvidoria da Saúde montou um espaço com a distribuição de cartilhas e esclarecimentos ao público em relação ao serviço.

De acordo com a secretária de Saúde do Município, Roseana Meira, a iniciativa visa chegar aos usuários que trabalham na feira e não têm tempo de procurar os serviços de saúde. “Quando a população é informada e orientada, ela se torna mais saudável” afirmou. Essa foi a penúltima etapa do projeto “Cidadania e Saúde na Feira” e faz parte das comemorações do aniversário de 424 anos da cidade de João Pessoa, que se encerra próximo dia 5 de setembro, com visita ao Mercado Público do Valentina.