‘Cidadania e Saúde na Feira’ beneficia 800 feirantes em JP

Por - em 23

Pelo menos 800 feirantes foram beneficiados com o ‘Cidadania e Saúde na Feira’, que aconteceu durante toda esta terça-feira (14) no prédio da administração do Mercado Central, Centro da Capital paraibana. O projeto atendeu aos feirantes para verificar como anda a saúde dessas pessoas e, a partir daí, desenvolver ações para tratar os problemas encontrados.

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), pretende estender o projeto para os demais mercados e feiras livres da cidade. De acordo com a secretária Roseana Meira, os feirantes não têm tempo para procurar serviços disponibilizados na ocasião. “Eles chegam para trabalhar antes das cinco da manhã e voltam para casa à noite. Por isso, já não têm mais disposição de procurar atendimento. Essa é uma oportunidade para que eles fiquem sabendo como anda a sua saúde”, comentou.

O vice-prefeito da Capital, Luciano Agra (PSB), definiu a ação como criativa e inteligente, por conseguir englobar vários setores da Prefeitura e beneficiar a população. “Temos que destacar também a qualidade dos serviços que disponibilizamos à população, que é muito boa”, destacou.

A diretora do Distrito Sanitário 4, Márcia Rique, disse que os comerciantes foram atendidos por diversas ações. “Aproximadamente 800 pessoas foram atendidas para fazer o teste para glicemia, verificação de pressão arterial, vacinação, corte de cabelo e orientação de saúde bucal, além das pessoas que receberam orientações sobre dengue, DST, tuberculose, hanseníase e dicas do Procon-JP e da Ouvidoria Municipal. O evento superou nossa expectativa, pois os feirantes aceitaram bem o projeto”, comentou.

“Acho muito bom um evento como esse, porque não temos tempo de procurar um médico ou sair daqui para fazer algum exame; isso está provando que estão preocupados com a nossa saúde”, disse Ana Cláudia da Silva Nascimento, vendedora de frutas.