‘Cineclube Casarão 34’ exibe dois filmes na quinta-feira

Por - em 25

O que acontece quando 2 milhões de católicos e 40 mil homossexuais ocupam o mesmo lugar no espaço em uma festa religiosa? Esse questionamento é feito pelo documentário ‘As Filhas da Chiquita’ (2006), de Priscilla Brasil. A obra, juntamente com o curta-metragem de ficção ‘Café com Leite’ (2007), de Daniel Ribeiro, que trata da mesma temática, porém em ambiente familiar, serão exibidos no Cineclube Casarão 34 desta quinta-feira (9), a partir das 20h. A iniciativa faz alusão ao Dia Mundial do Orgulho Gay. A realização é da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

A exibição dos dois filmes encontrou eco no Centro de Referência em Combate à Homofobia na Paraíba. Este serviço é prestado pela Associação dos Travestis da Paraíba (Astrapa), por meio da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. Para o coordenador do órgão, Felipe dos Santos, a iniciativa da Funjope “faz parte de uma série de atividades alusivas ao reconhecimento de cidadania e dos direitos humanos dos homossexuais como manifesto cultural”, observou.

‘As Filhas da Chiquita’ e ‘Café Com Leite’ serão exibidos no Casarão 34. A unidade da Funjope fica localizada na avenida Visconde de Pelotas, nº 34, Centro de João Pessoa, em frente à Praça Dom Adauto. Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone 3218-9708.

As Filhas da Chiquita – Em um documentário capturado em vídeo, de 52 minutos de duração, Priscilla Brasil registra um fato que ocorre há 28 anos em Belém (PA), sempre no segundo domingo de outubro. A bicentenária procissão do Círio de Nazaré é obrigada a conviver com a Festa da Chiquita, tradicional encontro gay que ocorre no mesmo circuito do evento religioso.

Em 2004, o Instituto do Patrimônio Histórico (Iphan) incluiu a Festa da Chiquita no processo de tombamento do Círio, como patrimônio imaterial da humanidade. Isso deu início a uma grande polêmica: afinal, a Festa da Chiquita faz parte do Círio? O documentário, além de mostrar todas as “Chiquitas”, revela a complicada relação de simbiose entre sagrado e profano.

Café com Leite – O curta-metragem de Daniel Ribeiro é uma ficção com 18 minutos de duração, capturado no formato 35 milímetros. O filme enfoca os novos laços criados entre os personagens Danilo, Lucas e Marcos, no momento em que os planos para o futuro mudam. Entre videogames e copos de leite, dor e decepção, um casal homossexual e o filho de um dos pares precisam aprender a viver juntos, na mesma casa.

Dia do Orgulho Gay – A data é lembrada em 28 de junho, em alusão a um episódio ocorrido na cidade de Nova York (EUA) em 1969. O fato ficou conhecido como a “Rebelião de Stonewall”. O nome faz referência a um bar de público LGBT. O local sofria repetidas batidas policiais. Porém, naquele dia, os frequentadores se revoltaram contra a polícia. A insurreição que se seguiu durou três dias. A partir daí, todo o ano e nos mais diversos países, a data é celebrada por meio de paradas e eventos culturais.