‘Cineclube Casarão 34’ inicia atividades próxima quinta

Por - em 30

Os amantes da sétima arte ganharão mais um espaço de fomento, discussão, registro, formação e divulgação do cinema, além da sua interação com outras expressões artísticas. Trata-se do ‘Cineclube Casarão 34’, que inicia suas atividades nesta quinta-feira (18), às 17h. A entrada é gratuita e serão exibidos dois filmes estrangeiros dentro do projeto ‘Alvo visual: diálogos com a imagem’, tendo como convidado o ator e videasta paraibano Daniel Araújo.

O evento, que terá freqüência mensal, sempre com a presença de um debatedor convidado, é promovido pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e nesta oportunidade faz parceira com a Associação Brasileira de Documentaristas, secção Paraíba (ABD-PB), e a embaixada da França, focando filmes onde o cinema se funde com as artes cênicas, por ocasião da realização do projeto ‘Outubro do Teatro’, também desenvolvido pela Funjope.

Programa – Nesta primeira edição, direcionada às artes cênicas, a programação é composta pelos filmes ‘Do teatro ao cinema’, de Ariane Mnouchkine, com 23 minutos de duração, lançado na França em 2003; ‘Tio Vânia’, de Jean-Baptiste Mathieu, uma ficção com 120 minutos de duração, lançado também na França em 2004, com Jean-Paul Roussilon e Jeanne Balibar. Neste último, o campo, o verão, o enfado e a doença tornam-se um coquetel explosivo onde rancores e paixões vão provocar amores irresistíveis em cada um dos protagonistas.

O projeto – ‘Alvo visual: diálogos com a imagem’ se propõe a difundir conteúdos de filmes de curta, média e longa duração, fomentando o diálogo entre o audiovisual e outras linguagens artísticas, a exemplo da literatura, artes plásticas, teatro, artes gráficas e fotografia, dando acesso ao público a filmes que pouco circulam nos meios de difusão tradicionais. O objetivo é a manutenção de um espaço aberto para troca de idéias e apresentação de filmes cujos temas sejam de interesse para o desenvolvimento da cultura audiovisual da cidade.

A metodologia do projeto propõe filmes selecionados e ‘defendidos’ por convidados de diversas áreas de conhecimento que, de modo variado, desenvolvem ações com audiovisual. Estes abordam aspectos relevantes do texto fílmico, fazendo correlações com temas ligados ao universo de seus interesses ou que acreditem serem relevantes para o conhecimento do público. Após a exibição do filme, acontece a ‘defesa’ por parte do convidado e, na seqüência, o público é chamado a intervir.

Mais informações na Divisão de Audiovisual da Funjope, localizada na Praça Dom Adauto, 34, Centro, pelo e-mail divisaodeaudiovisual@yahoo.com.br ou ainda pelo telefone 3218-9807, em horário comercial.