‘Circuito das Praças’ vai a 10 bairros neste fim de semana

Por - em 42

Moradores de 10 bairros de João Pessoa terão diversão garantida neste fim de semana. Apresentações musicais e de dança poderão ser conferidas no próximo sábado (5) em praças públicas nos Bancários, Funcionários I e II, Jaguaribe, Mangabeira, Bessa, Alto do Mateus, Manaíra, Gervásio Maia e Rangel. O ‘Circuito das Praças’ é um projeto realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), em parceria com os Comitês Gestores das Praças. O objetivo é oferecer entretenimento nas áreas de lazer que foram recentemente construídas ou revitalizadas e totalmente equipadas pela Prefeitura da Capital.

As apresentações acontecem nos anfiteatros das praças, sempre reunindo diversas manifestações artísticas, a exemplo de dança, música, teatro e cultura popular, atuando como um instrumento que visa fomentar e democratizar a cultura, promovendo a formação intelectual e cidadã dos moradores através da arte.

Às 20h, na Praça da Paz, nos Bancários, se apresenta o cantor e compositor cearense Tom Canhoto. Com 27 anos de carreira, o cantor começou em João Pessoa e deve tocar caboclinhos, frevo, maracatu, baião, jazz.

Tom Canhoto é um artista que sempre lembrou a necessidade do poder público criar projetos que visem o resgate e a valorização da cultura nordestina. Alguns Cds de Tom são “Pau pra dar em doido”, como “Feito um beija-flor”, “Universo de cor” e ainda “A festa vai começar”, um resgate da quadrilha junina e “Tom, tins”, “sons e tal”.

Já na Praça Lauro Wanderley, nos Funcionários I, às 20h, se apresenta o rapper Pablo Scobar que durante uma hora de apresentação vai apresentar junto aos ‘Capacitores do Gueto’ muito rock e rap. Pablo se apresenta pela primeira vez no Circuito das Praças e diz que está pronto para fazer o público dançar e apreciar a apresentação. Além disso, Pablo Scobar vai contar com a participação de um DJ e um MC para animar a apresentação.

Para ele este é um importante espaço para mostrar o trabalho. “É uma iniciativa legal para incentivar e dar mais visibilidade a nossa cultura, mostrar nosso trabalho”, comenta.

Na Praça Bela – No mesmo horário, na Praça Bela, nos bairro dos Funcionários II, se apresenta uma das bandas de garagem mais conhecidas de João Pessoa. Arautos Profanos toca estilos em MPB e Pop, e surgiu em 2005 com a proposta de tocar músicas 100% brasileira, abordando temas do mundo atual, tais como: preservação da natureza, liberdade de expressão, discriminação, preconceito, abuso de poder, e o mais interessante, o resgate da cultura nordestina. Somando raízes culturais diversificadas, a banda consegue fundir música e teatro, numa proposta eclética e inovadora. A banda tem um CD ‘Canto inspirador’ com músicas de autoria de Joselito Silva.

No bairro de Jaguaribe, a Praça Aquiles leal recebe o grupo de percussão Dal Zapata e o Urso Amigo

Já quem for à Praça do Coqueiral, em Mangabeira, a partir das 20h, poderá apreciar a música do cantor Bombinha que vai levar ao público do bairro muita música boa. Bombinha toca especialmente a Música Popular Brasileira (MPB).

Praça do Caju – No bairro do Bessa, a Praça do Caju vai receber Chico Limeira e banda. O artista tem 23 anos de idade e é natural de João Pessoa. Iniciou sua vida na música em 1999, junto ao grupo Sala de Reboco. Desde então vem se integrando a novas manifestações na área e ganhando destaque pelos festivais, dentro e fora da Paraíba. O show de Chico Limeira passeia pelas várias estações da Música Popular Brasileira. Passa pelo samba e vai até algumas baladas, sempre com tom intimista. Chico fez parte de grupos como As Bastianas e Projeto 50. Hoje integra o Tocaia da Paraíba, o Samba Trem das Onze e o Sonora.

O Guitarrista pernambucano Ze Filho faz apresentação na Praça Mangueira, no Alto do Mateus. Zé Filho acumula importantes apresentações como as que fez no Festival de Jazz de Montreux em 1999, como músico da banda Jaguaribe Carne. Em 2000 se apresentou com a banda INSIGHT na final do Skol Rock em São Paulo/SP num show para um público de quase 60.000 pessoas tocando no mesmo palco que Bad Religion e The Offspring em 2001 participou do Rock in Rio 3,ainda como integrante da banda Insight com a qual se apresentou na Tenda Brasil, como umas das 8 bandas inéditas escolhidas no festival Escalada do Rock. Neste show Ze Filho deve fazer um apanhado dos grandes sucessos passando pelo Rock nacional e internacional.

Já na praça da Esperança, no Conjunto Habitacional Gervásio Maia, também às 20h, apresenta-se o cantor Josias Braga. Em uma hora de show, o cantor deve levar ao público músicas para dançar e cantar, movimentando e atraindo moradores das redondezas. E na praça da Amizade, no Rangel, tem apresentação da Lapinha, no mesmo horário. Um pouco mais cedo que as outras apresentações, às 17h, na praça Alcides Carneiro, em Manaíra, acontece o espetáculo Osorno-um musical infantil da pesada.