‘Cruz da Menina’ encerra mostra de teatro na Estação Cabo Branco

Por - em 38

Espetáculos teatrais com temáticas infantis têm animado meninos e meninas que estão participando do projeto ‘Estação Criança’, realizado pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) nas instalações da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, localizada no Altiplano Cabo Branco. O espetáculo ‘Cruz da Menina’ encerra a mostra às 15h do próximo domingo (12), no auditório.

A peça é baseada em livro homônimo do escritor e teatrólogo José Victor Mota, premiado em 1978 no IV Concurso Nacional Universitário de Peças Teatrais, no Rio de Janeiro. Segundo o diretor do espetáculo, Roberto Cartaxo, o texto “é muito forte e reúne elementos marcantes, justamente por se tratar de um caso real que ganhou força graças ao misticismo do povo sertanejo. Até hoje se realizam procissões na cidade de Patos, sertão paraibano, levando a imagem da menina no andor. Os fiéis a consideram uma santa, embora sem canonização e outros procedimentos burocráticos da igreja”, observou.

Alerta – Tendo a jovem atriz Letícia Lins no papel da menina ‘Francisca’, o espetáculo, segundo Cartaxo, também funciona como denúncia, um alerta contra a impunidade que perdura há mais de três décadas. “Era inevitável montar um texto baseado em fatos reais e, nesse caso específico, não lembrar que os assassinos da menina foram a júri e absolvidos de forma absurda”, disse.

Francisca passou a ser uma milagreira para a população da região e o crime entrou para a história, também pelos requintes de crueldade com que foi executado. “Montei o espetáculo porque desde que li o texto de José Mota Victor achei maravilhoso, mas é claro que o caso também me tocou como a qualquer ser humano que abomine a violência”, destacou o diretor.

O projeto ‘Estação Criança’ começou na quarta-feira (8) com várias atividades gratuitas como apresentações teatrais, musicais, sessões de cinema, oficinas, jogos e brincadeiras e será encerrado no final da tarde de domingo (12), com o espetáculo do ‘Palhaço Xuxu’, do ator paraibano Luiz Carlos Vasconcelos. O projeto é uma realização da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), mais Estação Cabo Branco, Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), Estação Digital e Casa Brasil.