‘Dia de Brincar’ é realizado neste domingo na Lagoa

Por - em 29

A importância de se comer bem e de forma equilibrada com alimentos nutritivos e variados será levada este ano para a grande festa que a Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) com o apoio das demais secretarias e órgãos municipais, realiza neste domingo (11), a partir das 14h, no Parque Solon de Lucena (Lagoa) para comemorar o Dia das Crianças. A quarta edição do Dia de Brincar adotou o tema ‘Segurança Alimentar e Nutricional’ e vai difundir a necessidade da boa alimentação para um desenvolvimento saudável. Oevento deste ano tem o patrocínio do Instituto Alpargatas, HWJ Produções, Paper Blue, Polpa de Frutas Ideal, São Braz e Armazém Paraíba.

Como nos anos anteriores, nada foi esquecido: camas-elásticas, pula-pulas, tobogãs, piscinas de bolas e estandes com atividades diversas, como capoeira, maquiagem, artesanato, esportes, contação de histórias, leitura, literatura de cordel, brincadeiras populares, xadrez, educação para o trânsito, jogos pedagógicos, arte e reciclagem, turismo, segurança alimentar e bandas marciais farão a alegria da criançada.

A expectativa é de que mais de 30 mil crianças, adolescentes e seus familiares participem da festa, que transformará o anel interno da Lagoa em um grande parque de diversões, com tudo totalmente gratuito. Além dos brinquedos, haverá shows e brincadeiras comandadas pelo Palhaço Pipi e também atividades circenses e educativas.

O ponto alto do evento este ano será o show de lançamento do CD “Toque de Esperança”, do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), coordenado pelo educador Cristiano Oliveira, que mostra a qualidade do trabalho desenvolvido com as crianças atendidas pelo Programa, através dos Grupos de Percussão, de Rap, Hip Hop, Flauta e Coral. O show do lançamento contará com as participações especiais de Adeildo Vieira, Gláucia Lima e Bira Delgado, além da participação de grupos de dança do Peti.

Segundo o secretário adjunto da Sedes, Lau Siqueira, a idéia de incluir a segurança alimentar como tema central para o Dia de Brincar se deu a partir de uma discussão interna na secretaria acerca da necessidade de darmos um caráter educativo ao evento, associando-o à proximidade do dia 16 de outubro, quando é comemorado o Dia Mundial de Segurança Alimentar.

“Também destacamos o lançamento do CD “Toque de Esperança”, que resulta de um trabalho cotidiano que vem sendo desenvolvido em João Pessoa por profissionais do Peti e que tem acumulado conquistas nas áreas de esporte e cultura, principalmente. O CD do Peti de João Pessoa será uma das boas referências do programa em nível nacional, sem dúvidas. No Dia de Brincar, as grandes estrelas são as crianças, afinal, brincar é um direito”, disse Lau Siqueira.

No circo montado na área, a animação ficará por conta dos educadores e alunos do Circo-Escola da Sedes. Haverá também sorteio de vários brindes como bicicletas, velocípedes, vídeo-games e DVDs, além da distribuição de guloseimas para a garotada.

Cerca de 800 funcionários da PMJP trabalharão para que tudo saia conforme o planejado. Equipes da Guarda Municipal, Polícia Militar e uma empresa de segurança privada garantirão a tranqüilidade da festa e a segurança do público. Uma Delegacia Móvel também estará disponível no local. Profissionais da Secretaria de Saúde (SMS) e do Corpo de Bombeiros também estarão a postos para qualquer eventualidade. Os agentes da Secretaria de Desenvolvimento e Controle Urbano (Sedurb) farão o ordenamento do comércio.

Também participarão do evento, 20 comissariados da Infância e da Juventude e os Conselheiros Tutelares. Agentes ambientais da Secretaria do Meio Ambiente (Semam) e da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) orientarão as crianças a não jogar lixo nas ruas e lembrarão a importância da preservação do meio ambiente. O controle do trânsito ficará a cargo da STTrans e da CPTran, que vão orientar motoristas e pedestres quanto à interdição do tráfego na área, que será feita da noite deste sábado, para a preparação da festa, até o domingo à noite. O Dia de Brincar tem apoio do Instituto Alpargatas, Armazém Paraíba, AETC-JP e São Braz.

Uma parceria entre a Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) e as empresas de transportes públicos disponibilizará 40 ônibus especiais em vários bairros da capital, que farão o transporte gratuito das famílias até o local da festa.

Toque de Esperança – Cerca de 120 crianças e adolescentes atendidos pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) participam do CD, através dos grupos de percussão. Tem também as participações especiais de Adeildo Vieira, Gláucia Lima, Bebé de Natércio, Bira Delgado, Coral do Peti de Cruz das Armas, maestrina Fátima França, Marcelo Macedo e Paulinho Taz. A coordenação do CD é do educador Cristiano Oliveira. Os educadores Leandro Gonzaga, Jório Silva e Dal Zapata são responsáveis pelos grupos de percussão.

O CD é composto de doze músicas que retratam a problemática do trabalho infantil e da realidade socioeconômica em que as crianças e adolescentes estão inseridas. O cantor e compositor Adeildo Vieira presenteou o projeto com uma canção intitulada Ciranda do Peti, que tem a participação de Glaucia Lima e do Coral do Peti de Cruz das Armas, sob a regência da maestrina Fátima França. A música de forma bastante poética faz uma homenagem a Drª Rita Gadelha, um ícone na luta pela efetivação dos direitos das crianças e adolescentes.

Da mesma forma, o projeto também tocou o poeta Bebé de Natércio, que fez uma poesia que alerta para a crueldade que se faz em submeter uma criança ao trabalho precoce, declamada pelo poeta popular e professor Bira Delgado. As demais músicas são das oficinas realizadas, sob o comando dos educadores de música.