‘Dia do Trabalho’: PMJP participa de comemorações em Mangabeira

Por - em 33

O ‘Dia do Trabalho’, comemorado nesta quinta-feira (1º de Maio), também será lembrado de maneira especial na Capital paraibana. A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) está apoiando o evento cultural promovido pela Central Única dos Trabalhadores na Paraíba (CUT-PB) e que acontece no bairro de Mangabeira, a partir das 14h, com concentração na entrada principal do bairro. À noite, a grande atração será a banda paraibana ‘Tuaregs’, que mostrará um repertório bem regional.

De acordo com o vice-presidente da CUT-PB, Arimatéia França, este é o terceiro ano em que a Prefeitura apóia este tipo de evento realizado exclusivamente para a população. Às 15h, as pessoas sairão em marcha, fazendo uma panfletagem em direção ao Mercado Público de Mangabeira. Lá, a partir das 18h, haverá um ato público e logo depois as apresentações culturais, como as bandas ‘Tuaregs’, ‘Clã Brasil’ e outros artistas locais.

Origem – Na maioria dos países industrializados, o 1º de maio é o ‘Dia do Trabalho’. Comemorada desde o final do século XIX, a data é uma homenagem a oito líderes trabalhistas norte-americanos que morreram enforcados em Chicago (EUA), em 1886. Eles foram presos e julgados sumariamente por dirigir manifestações iniciadas justamente no dia 1º de maio daquele ano. No Brasil, a data é celebrada desde 1895 e virou feriado nacional em setembro de 1925 por um decreto do presidente Artur Bernardes.

No Brasil, as comemorações do 1º de Maio também estão relacionadas à luta pela redução da jornada de trabalho. A primeira celebração da data de que se tem registro ocorreu em Santos, ainda em 1895, por iniciativa do Centro Socialista, entidade fundada em 1889 por militantes políticos como Silvério Fontes, Sóter Araújo e Carlos Escobar. A data foi consolidada como o ‘Dia do Trabalhador’ em 1925, quando o presidente Artur Bernardes baixou um decreto instituindo o 1º de maio como feriado nacional. Desde então, comícios, passeatas, festas comemorativas, passeios, shows, desfiles e apresentações teatrais ocorrem por todo o País.