‘I São João Solidário’ anima usuários do Restaurante Popular

Por - em 24

Um almoço típico, com direito a milho verde e forró pé-de-serra. Foi assim a festa junina do Restaurante Popular da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), realizada a partir das 11h desta segunda-feira (21). O ‘I São João Solidário’, uma promoção conjunta da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e da Coan – Alimentação e Serviços, foi pensado como um atrativo a mais para os usuários do restaurante. “A nossa intenção é que o Restaurante Popular também comemore as datas festivas, sempre com uma atração”, disse a coordenadora estadual da Coan, Cilene Moreira.

Diariamente, a partir das 11h, o Restaurante Popular oferece mil refeições para a população ao preço de R$ 1, com valor nutricional de 1.400 calorias. Também são oferecidos suco e sobremesa. Hoje, dentro do tema festivo, foi servido milho como uma alternativa de guarnição.

“Amanhã, ainda no mesmo tema, a sobremesa será canjica”, acrescentou Maria Betânia Ramos, nutricionista de produção. Ela diz que o cardápio do Restaurante Popular muda diariamente e também semanalmente, para não cansar o paladar do usuário. A base, salada, feijão e arroz, se mantém, mudando o tipo de carne e as guarnições – somente na sexta-feira é diferenciado, com pratos completos, como rubacão e feijoada.

Alimentação saudável – O objetivo da PMJP e da Coan é fortalecer a política de Segurança Alimentar e Nutricional na Capital, visando atender a primeira meta do milênio da Organização das Nações Unidas (ONU), que é o combate a fome. Todo o processo de produção da alimentação é supervisionado por técnicos da Sedes. A unidade ainda recebe periodicamente o acompanhamento da Vigilância Sanitária e demais órgãos de fiscalização. Estima-se que 35% do público atendido pelo Restaurante são de pessoas idosas e com deficiência.