‘João Pessoa Faz Escola’ tem investimentos de R$ 37 milhões

Por - em 69

A segunda etapa do programa ‘João Pessoa Faz Escola’ foi lançada pelo prefeito Luciano Agra na manhã desta quinta-feira (10), no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria. O evento teve a participação da secretária de Educação da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), Ariane Sá, de diretores das escolas municipais e de secretários e assessores da prefeitura, entre outros. O programa terá investimentos de R$ 37 milhões em recursos próprios, para construir, ampliar e restaurar unidades de ensino.

Para o prefeito, a prioridade dada pela PMJP à educação não apenas segue uma prerrogativa da Constituição Federal, mas demonstra a visão que a atual administração tem em relação ao futuro de João Pessoa, a médio e longo prazo. “Não temos indústrias ou jazidas minerais, por isso nosso investimento tem de ser nos recursos humanos – e a educação é decisiva nesse processo”, ressaltou. Ele citou ainda o zelo da prefeitura com o dinheiro público, pois todos os projetos do ‘João Pessoa Faz Escola’ são custeados com recursos próprios. “Não fazemos empréstimo nem pedimos nada a ninguém. Todas essas ações são concretizadas com dinheiro da prefeitura. Isso é um bem incomensurável”.

A política inclusiva da PMJP é vista com grande satisfação pelos diretores de escolas municipais presentes ao evento. “Os investimentos da prefeitura em infraestrutura e capacitação de profissionais se refletem na melhoria do rendimento escolar dos alunos”, afirmou José Bonifácio de Araújo, diretor da Escola Municipal Ana Cristina, da Aldeia SOS. A diretora Maria Dantas, da Escola Municipal Pedra do Reino, no Grotão, é outra entusiasta. “O que a prefeitura está fazendo é muito importante. Escolas bem equipadas, professores qualificados, alunos beneficiados, tudo mudou para melhor nos últimos cinco anos”, disse ela.

Mais escolas – Serão construídas três novas escolas-padrão, com capacidade para 1.200 alunos, cada uma. Os bairros beneficiados são: Jardim Oceania, José Américo e Bairro das Indústrias. Também estão asseguradas reformas e ampliações em 79 escolas, a construção de dez novos ginásios poliesportivos, a reforma e ampliação de 34 Centros de Referência em Educação Infantil (Creis) e a reforma de seis unidades educacionais. Em 2011, a prefeitura contará, ao todo, com 97 escolas e 44 Creis.

Desde 2005, o Governo Municipal está investindo na ampliação do acesso ao ensino público. Já foram construídas e entregues oito novas escolas e reformadas 105 unidades. Isso resultou em mais 178 novas salas de aula à disposição da rede pública de João Pessoa. Até o final desse ano, serão mais 160, o que contabilizará um total de 338 salas de aula. Além disso, a Prefeitura construiu 24 ginásios poliesportivos e dez Centros de Referência em Educação Infantil. O programa ‘João Pessoa faz Escola’ é uma iniciativa da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) em parceria com o Governo Federal