‘Mais Educação’ inscreve monitores até sexta-feira

Por - em 40

O Programa Mais Educação, da Secretaria Municipal de Educação (Sedec), inscreve até sexta-feira (9) monitores de atividades. São ao todo 50 atividades que integram dez macro-campos: Cultura e Artes; Esporte e Lazer; Prevenção e Saúde; Acompanhamento Pedagógico; Direitos Humanos, Ética e Cidadania; Educação Econômica e Cidadania; Educomunicação, Meio Ambiente e Inclusão Digital.

“As aulas vislumbram o enriquecimento e fortalecimento dos processos de ensino-aprendizagem, trabalhando a transversalidade do currículo tradicional com inúmeras outras áreas de conhecimentos”, ressalta o coordenador Interlocutor do Programa, Alberto Araújo.

Os interessados devem verificar uma escola que contemple atividades inter-relacionadas a sua área de formação e/ou atuação, ir até a unidade apresentando um currículo e um projeto pedagógico, estar apto e adequar-se ao perfil, critérios e orientações da coordenação para esta seleção. Todos os candidatos são considerados voluntários e não possuirão vínculo empregatício com a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

Os monitores podem atuar em até quatro escolas. Em cada uma delas, as atividades do Programa são desenvolvidas em quatro turmas, sendo duas pela manhã e duas durante a tarde. Neste segundo módulo de 2010 o funcionamento das ações pedagógicas será de segunda à sexta-feira, sendo a sexta-feira o momento em que ocorrerá o planejamento pedagógico entre os monitores, professores comunitários e educadores da coordenação geral do Programa. Para saber quais as 82 escolas e suas respectivas atividades basta clicar no endereço eletrônico www.joaopessoa.pb.gov.br/downloads/maiseducacao.doc

Seleção dos alunos – A seleção dos alunos é realizada tendo como base o perfil construído a partir dos referenciais do Ministério da Educação (MEC). De uma maneira geral, são crianças e adolescentes (2º ao 9º ano) com defasagem escolar, como por exemplo, idade-série, evasões e repetências, e problemáticas psico-sociais, familiares e afetivas. No turno oposto, o aluno do Programa participa de atividades pedagógicas de múltiplos saberes, o que busca proporcionar uma formação global para esse aluno.

‘Mais Educação’ – O Programa Mais Educação é uma iniciativa Política Educacional do Governo Federal, em parceria com os Governos Municipal e Estadual, encabeçada pelo MEC, e financiada pelo FNDE/ PDDE, que promove a Educação Integral nas redes públicas de ensino.

No município de João Pessoa, o Programa foi implantado no segundo semestre de 2008, e em 2010 o número de escolas atendidas chegou a quase totalidade da rede, atingindo 82 escolas do município, agraciando 110 alunos por escola, totalizando o número de 9.020 em toda a rede municipal. Como contrapartida, dada pelo Município aos investimentos do Governo Federal, é contratado, por escola, dois professores comunitários, responsáveis pela gestão pedagógica e a supervisão das atividades na sua unidade de ensino, totalizando assim, 166 professores comunitários distribuídos entre as 82 escolas conveniadas ao Programa.