‘Meu Bairro é Limpeza’ fica no Cristo Redentor até sexta

Por - em 30

O projeto ‘Meu Bairro é Limpeza’, desenvolvido pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), chegou nesta quarta-feira (26) ao bairro do Cristo Redentor, onde está desenvolvendo ações preventivas e de limpeza nas comunidades Bela Vista, Boa Esperança e Asa Branca. O trabalho, que se estenderá até a sexta-feira (28), também envolve ações educativas e integra o Plano de Contingência coordenado pela Defesa Civil Municipal, que está preparando as comunidades localizadas em área de risco para o período de chuvas.

As ações de varrição, capinação, roço, coleta, catação em encostas e pintura do meio fio estão sendo realizadas no Cristo por 60 agentes de limpeza. Além disso, educadores ambientais e fiscais estão abordando os moradores locais e levando informações sobre os problemas que são gerados ao se depositar o lixo em local inadequado. “Explicamos que ao se jogar resíduos nas encostas, canais, terrenos baldios e rios, a população está contribuindo para as inundações e ainda a proliferação de doenças”, contou o diretor de Operações da Emlur, Orlando Soares.

O diretor informou que a Emlur resolveu juntar o projeto ‘Meu Bairro é Limpeza’ ao Plano de Contingência da Defesa Civil, como forma de agilizar a realização das ações preventivas de limpeza em áreas de risco, evitando assim problemas com a chegada das chuvas. “Como estamos no período chuvoso, decidimos centrar as nossas ações nas comunidades localizadas em área de risco. Adotamos o calendário traçado pela Defesa Civil e estamos entrando nas comunidades com as ações de limpeza e de educação ambiental”, explicou.

Em todas as ações realizadas nas comunidades, coordenadas pela Defesa Civil, participam as secretarias de Meio Ambiente (Semam), Desenvolvimento Social (Sedes), Infra-Estrutura (Seinfra), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), mais a Emlur e representantes do Orçamento Democrático. As ações envolvem a limpeza de galerias pluviais e córregos; construção de muros de arrimo; desobstrução de bueiros; demolição de habitações em condição de risco; limpeza de encostas e barreiras, no topo e no sopé; limpeza da região ribeirinha e de mananciais, entre outras.