‘Meu Bairro é Limpeza’ vai até o Cidade Verde, a partir de segunda

Por - em 43

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) retorna as atividades do programa ‘Meu Bairro é Limpeza’ com uma operação no Conjunto Cidade Verde, em Mangabeira, zona sul da cidade. A ação terá início nesta segunda-feira (14), a partir das 7h e continuará até a sexta-feira (18). Cerca de 80 agentes de limpeza, 15 fiscais e 16 servidores da equipe de educação ambiental participarão da atividade.

A Emlur montará uma tenda próximo ao terminal do ônibus 514, localizada à rua Diógenes Gomes da Silva, para atendimento de serviços, solicitações e reclamações. O bairro receberá ações de varrição, roçadura, capinação, pintura de meio-fio e limpeza em terrenos baldios, que deverão contemplar todo o Conjunto Cidade Verde. Para isso, serão utilizados equipamentos como pá mecânica, moto niveladora, caminhões basculantes e carrocerias.

Os fiscais e educadores ambientais da Emlur percorrerão as ruas do bairro fazendo um trabalho de sensibilização porta a porta, informando sobre a forma correta de acondicionamento do lixo, que deve ser colocado na calçada em sacos plásticos e próximo ao horário da coleta. Esse material quando jogado em terrenos baldios leva ao aparecimento de vetores causadores de doenças, como ratos e o mosquito Aedes aegypti. No Cidade Verde a coleta de resíduos é feita às segundas, quartas e sextas no período diurno.

Durante a operação, os especialistas em educação ambiental farão uma demonstração e explicarão aos moradores como reaproveitar o óleo comestível para preparação de sabão ecológico, evitando que esse produto polua o solo e as águas dos rios. Com essa oficina, a população do bairro vai aprender a fazer o sabão ecológico, o que pode gerar renda, além de ser uma oportunidade para despertar sobre a questão ambiental.

Projeto – O ‘Meu Bairro é Limpeza’ teve início em maio pelo bairro João Paulo II, próximo ao Geisel, depois Esplanada, Ernany Sátyro e comunidade Gauchinha e Taipa (no Costa e Silva). O projeto foi interrompido durante os meses de junho a agosto por causa do período chuvoso, que atrapalha as ações operacionais.

Segundo Noé Estrela, diretor do Departamento de Remoção de Resíduos Sólidos, Varrição e Coleta (Devac), o projeto tem como finalidade levar limpeza, beleza e conscientização à população para que não jogue lixo em ruas, praças e terrenos. O Conjunto Cidade Verde possui cerca de quatro mil domicílios, o que determinou a enorme quantidade de servidores deslocados para realizarem o trabalho.

O superintendente da Emlur, Coriolano Coutinho, disse que além da coleta domiciliar regular, que cobre 98% da cidade, o projeto ‘Meu Bairro é Limpeza’ é mais uma ação desenvolvida pela Autarquia e articulada com outras secretarias, onde o foco principal é a limpeza, a recuperação de vias e a sensibilização da população para a preservação do meio ambiente.