‘O Sonho de Inacim’ e ‘A Árvore da Miséria’ no Cine Latitude 7

Por - em 53

Duas produções cinematográficas paraibanas serão exibidas neste domingo (3), às 18h30, no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, dentro do projeto Cine Clube Latitude 7. São os filmes “O Sonho de Inacim”, dirigido por Eliézer Rolim, e “A Árvore da Miséria”, de Marcus Vilar.

O longa-metragem “O Sonho de Inacim”, visto por mais de duas mil pessoas dos municípios de João Pessoa, Cajazeiras E Patos, na Paraíba, e Aparecida e Jacobina, na Bahia, será o primeiro a ser exibido. O elenco do longa tem nomes como José Wilker, José Dumont, Marcélia Cartaxo, Zezita Matos, Gabriel Batistuta, Edílson Alves, Fernando Teixeira, Ravi Ramos e Cida Costa, entre outros. A produção conta ainda com trilha sonora original de Chico César.

A atriz Marcélia Cartaxo lembra que o processo de gravação foi intenso. “Rodamos em Cajazeiras, que é minha terra e a de Eliézer também. Foi fantástico ver os atores de lá envolvidos nessa produção, reencontrar muitas pessoas com quem começamos a fazer teatro e, de repente, estarem participando de uma produção de Eliézer que, prá mim, é uma referência no teatro e no cinema”, comentou Marcélia.

“O Sonho de Inacim” mostra Cajazeiras, no sertão da Paraíba, se preparando no ano 2000 para comemorar o bicentenário de nascimento do Padre Ignácio Rolim, um descendente de franceses que nos idos de 1800 criou um colégio e, a partir dele, fundou a cidade. Mostra também o sertão de hoje com seus problemas, seu ritmo de vida, sua gente, seus costumes e ritos, através do adolescente Inacim. O menino tem uma capacidade sobrenatural de voltar ao tempo e conversar com o Padre Rolim em sonhos. Suas revelações surpreendem e transformam a vida da cidade.

O segundo filme a ser exibido é o curta metragem “A Árvore da Miséria”, ficção dirigida pelo cineasta paraibano Marcus Vilar, que conta a história de Dona Miséria, uma senhora que mora numa região árida do sertão nordestino que tem na frente de sua casa uma árvore. Um dia ela expulsa algumas crianças de sua árvore e recebe a visita de um mendigo que se diz enviado de Deus. No elenco estão os atores Soia Lira, Nanego Lira e Everaldo Pontes. O curta “A Árvore da Miséria” foi gravado em 1998 e tem duração de 12 minutos.

Projeto Cine Latitude 7 – Exibir as produções audiovisuais de curta e longa metragem da Paraíba, bem como as obras cinematográficas nacionais, buscando a formação de platéia e a difusão do cinema brasileiro no Estado. Este é o objetivo do Cine Clube Latitude 7, projeto da ONG Para´iwa Coletivo de Assessoria e Documentação, através de seu Ponto de Cultura Para´iwa Multivisual.net, em parceria com a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes e apoio da TV Cabo Branco. O Latitude 7 acontece todo primeiro domingo do mês, sempre às 18h30.

SERVIÇO:
Cine Latitude 7
Exibições: “O Sonho de Inacim” e “A Árvore da Miséria”
Data: Domingo (3)
Hora: 18h30
Local: Auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, Avenida João Cirillo da Silva, Altiplano Cabo Branco.