‘Ônibus Legal’ leva estudantes a ter lições de trânsito e cidadania

Por - em 44

Os moradores de João Pessoa poderão ver nos próximos dias um ônibus todo colorido e adesivado com imagens de crianças, adolescentes e adultos circulando pelas ruas da cidade. Trata-se do ‘Ônibus Legal’, projeto desenvolvido pela Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans), em parceria com a empresa Transnacional, que tem o objetivo de levar lições de educação para o trânsito e transportes aos estudantes de escolas públicas municipais e estaduais.

O projeto será lançado oficialmente nesta terça-feira (16), a partir das 7h30 com alunos da Escola Municipal Almirante Barroso, em Cruz das Armas. A viagem inaugural contará com a participação de 35 alunos dessa instituição de ensino. À tarde, a partir das 13h, será realizada uma nova viagem com outro grupo de alunos da mesma escola. A atividade ocorrerá todas as terças e quintas-feiras, sempre obedecendo à mesma programação.

A STTrans vai priorizar nesse primeiro momento as escolas que estão localizadas em áreas consideradas de risco, ou seja, onde foi registrado o maior número de acidentes envolvendo veículos, a exemplo de atropelamentos. O mapeamento para detectar os bairros mais violentos na área do trânsito, que são Cruz das Armas, Oitizeiro e Valentina, foi feito pela Assessoria de Planejamento da STTrans.

O ‘Ônibus Legal’ tem o objetivo de contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes, que tenham conhecimento dos seus direitos e deveres no que se refere ao trânsito e ao transporte, conforme explicou a superintendente da STTrans, Laura Farias Gualberto. “Temos plena consciência de que temos que investir na formação e sensibilização das crianças para que tenhamos, no futuro, adultos conscientes, que sabem quais são as suas responsabilidades, além disso, crianças são ótimas multiplicadoras dos conceitos que aprenderam e assim acabam colaborando com a sensibilização dos mais velhos”, comentou.

Itinerário – O itinerário que o ônibus fará será o seguinte: primeiro os estudantes são pegos na escola onde estudam, lá terão orientação de Como devem transitar até chegar ao ônibus; quando todos os alunos entrarem no ônibus e estiverem sentados, a equipe de Educação para o Trânsito e Transportes iniciará um diálogo sobre comportamentos seguros no trânsito como uso do cinto de segurança (solicitando que todos coloquem o mesmo); não colocar nenhuma parte do corpo para fora do ônibus; e não jogar lixo pela janela do veículo, incentivando a utilizar a lixeira existente dentro do ônibus.

 A primeira parada será no Terminal de Integração, onde um fiscal de Transportes embarcará no veículo para dar uma breve explicação sobre a sua função e sobre o funcionamento do Terminal. Depois os alunos seguirão para a Praça da Independência, local onde será feita uma parada para os alunos observarem o trabalho do Agente de Trânsito, e receberem instruções de uma travessia segura na faixa.

O passeio continua e o próximo ponto a ser visitado será em uma empresa de transportes coletivos de João Pessoa. Nesta viagem inaugural a empresa visitada será a Transnacional. Lá, os alunos receberão informações sobre a conservação do patrimônio público e serão orientados a cuidar bem dos ônibus, uma vez, que são veículos coletivos. Eles ficam sabendo que ao depredar ou sujar o veículo estarão prejudicando outras pessoas e a si mesmos.

A parada final é na Estação Cabo Branco, onde os alunos farão um lanche e terão oportunidade de conhecer a estrutura do local. O encerramento da vivência será em uma sala da Estação Cabo Branco, com apresentação de um vídeo educativo relacionado ao trânsito. Terminada a apresentação os alunos retornam à escola.