‘Ônibus Legal’ retoma atividades de educação no trânsito, na quarta

Por - em 33

Dando continuidade ao projeto ‘Ônibus Legal’ os educadores da Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) retornam, nessa quarta-feira (8), a Escola Municipal Almirante Barroso, em Cruz das Armas. Com o auxílio dos fantoches do órgão será desenvolvida a segunda etapa do projeto, que consiste em promover uma interação com os alunos e professores que participaram da viagem e saber quais as lições de transporte e trânsito que eles absorveram.

 Os técnicos visitarão a instituição de ensino em dois horários, sendo eles às 9h e às 15h. Antes de iniciar a apresentação do teatro, os técnicos em educação estimularão os estudantes e os professores participantes a falarem sobre a experiência do ‘Ônibus Legal’, perguntando questões sobre o Terminal de Integração, como se deve utilizar o transporte coletivo, segurança durante o trajeto e o cuidado na travessia de pedestres.

Logo depois, os bonecos Linda, Verde, Clara e o Agente de Trânsito entram em cena. Eles farão uma apresentação especial, preparada para a segunda etapa do projeto, onde será feita referência ao que foi vivenciado pelos alunos no trajeto do ‘Ônibus Legal’. A iniciativa, que tem cunho educativo, consiste na utilização de um ônibus todo colorido e adesivado com imagens de crianças, adolescentes, adultos e idosos, que leva estudantes de escolas públicas por um passeio pela cidade, onde são transmitidas orientações sobre os seus direitos e deveres no que se refere ao trânsito e ao transporte.

O projeto ainda é composto por uma terceira etapa, que consiste na realização de atividades externas, ou seja, a equipe de Educação para o Trânsito e Transportes atuará nas principais ruas do bairro onde está sendo realizada a ação do ‘Ônibus Legal’. Será o momento de envolver a população da área em que está localizada a escola no projeto.

Alerta – A exemplo do que ocorre na segunda etapa, na última fase as ações serão de cunho educativo, visando alertar a comunidade sobre os cuidados para uma travessia segura, diminuição da velocidade por parte dos condutores, respeito ao semáforo, respeito à faixa de pedestre e atenção à sinalização
O ‘Ônibus Legal’ fará viagens todas as terças-feiras e quintas-feiras com alunos de escolas da rede municipal e estadual. O mapeamento para detectar os bairros mais violentos na área do trânsito, que são Cruz das Armas, Oitizeiro e Valentina, foi feito pela Assessoria de Planejamento da STTrans.

A superintendente da STTrans, Laura Farias Gualberto, destacou a importância do projeto para a formação de cidadãos mais conscientes que saibam exatamente quais são as suas responsabilidades. ‘’Os alunos além de se divertir, aprendem a conhecer as normas de trânsito, como andar em uma faixa de pedestre e a prestar a atenção na sinalização nas vias que trafegam até chegar a escola em que estudam. Eles também têm a oportunidade de conhecer melhor o nosso sistema de transporte e saber a forma correta de utilizá-lo ’’  falou a superintendente.