‘Palhaço Xuxu’ é atração do Dia das Crianças na Estação

Por - em 47

Momentos de risadas é o que a criançada vai ter no próximo domingo (12), a partir das 16h30, no Anfiteatro da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, com o espetáculo ‘Silêncio Total-Vem Chegando um Palhaço’ com o ‘Palhaço Xuxu’, personagem interpretado pelo ator paraibano Luiz Carlos Vasconcelos.

O evento faz parte das comemorações do Dia das Crianças e encerra as atividades do projeto Estação Criança iniciado na quarta-feira (8), com entrada franca para escolas públicas e privadas e o público em geral.

O personagem – O ‘Palhaço Xuxu’ existe com este nome desde 1978, quando o ator paraibano começou a desenvolver experimentações de rua, basicamente através de improvisos, onde o material surgido era naturalmente selecionado através da aceitação ou não do público presente.

O personagem é fruto da paixão de Luiz Carlos Vasconcelos pelo circo e técnicas populares de representação. O ator aprimorou sua técnica através da experiência como aluno da Escola Nacional de Circo do Rio de Janeiro, trabalhando o equilíbrio, o monociclo e música, com violino e o antigo fole alemão de oito baixos.

Na opinião de Vasconcelos, “o Xuxu é um palhaço que nos remete às memórias da infância, à magia do circo e aos primeiros atores de rua. Sua alma revela o lado risível da nossa humanidade. Esta seriedade, o palhaço tem. Ele me acompanha desde muito tempo, lhe devo muito. Convivendo com ele, aprendi a olhar o mundo e as pessoas com olhos mais atentos e sinceros. Aprendi também a olhar para mim e, após o primeiro susto, desatar de rir”, destaca.

A Estação Cabo Branco funciona de terça a sexta-feira, no horário das 9h às 17h; sábados e domingos, das 10 às 18h, com acesso gratuito. As visitações de escolas do município de João Pessoa e do interior do Estado, entre outros grupos, são precedidas de agendamento. Mais informações pelo telefone 8860-0678.