‘Partícula de Deus’ é tema de palestra na Estação Ciência

Por - em 36

‘Do Átomo à Partícula de Deus’ é a temática da palestra a ser proferida na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no próximo sábado (20), pelo professor doutor em Física da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Carlos Antonio de Sousa Pires. A atividade faz parte do programa ‘Difusão e Popularização da Ciência – Ciências aos Sábados’, e começa às 16h na Sala de Audiovisuais, no 2º andar da torre do complexo arquitetônico localizado no Altiplano Cabo Branco. A entrada é franca para todos visitantes.

‘A Partícula de Deus’ ou o ‘Bóson de Higgs’, talvez o último elo que falta para confirmar a teoria mais aceita sobre a formação do universo, o chamado ‘Modelo Padrão’, é o assunto principal que o professor Carlos Pires (especialista em Teoria Geral de Partículas e Campos) irá abordar na sua apresentação.

Ele vai falar sobre o provável acionamento, ainda este ano, do super acelerador de partículas LHC (Large Hadron Collider), considerado o maior empreendimento científico e tecnológico do mundo. Trata-se de uma imensa construção de 27 km de circunferência, enterrada a 100 metros de profundidade e instalado entre as fronteiras da Suíça e da França, cujo objetivo é provocar a colisão de partículas subatômicas em velocidades e energias altíssimas, tentando entender de que é feita a matéria e como ela se comporta.

Na avaliação do professor, a ‘Partícula de Deus’ vai confirmar tudo que já foi descoberto. “Para mim, o Bóson de Higgs existe e se ele não existir deve haver alguma coisa muito similar. Ele irá cumprir seu papel com respostas sobre a natureza”, concluiu.

Difusão da ciência – O programa ‘Difusão e Popularização da Ciência’ da Estação Cabo Branco é realizado quinzenalmente aos sábados, através palestras, conferências, exibições de filmes, peças teatrais, debates, mesas redondas, workshops, entre outros.

A Estação funciona de terça-feira a sexta-feira, no horário das 9h às 17h, e sábados e domingos, das 10 às 18h. As visitações de escolas do município de João Pessoa e do interior do Estado, entre outros grupos, são precedidas de agendamento. Mais informações pelo telefone 8860-0678.