‘Roteiros das Paixões’ movimenta bairros até o ‘Domingo de Páscoa’

Por - em 37

O projeto ‘Roteiro das Paixões’, já em sua quarta edição, movimenta desde a última sexta-feira (14) diversos bairros da Capital. As apresentações prosseguem até o domingo de Páscoa (23) e a promoção é da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) por intermédio de sua Fundação Cultural (Funjope), em parceria com os moradores das comunidades atendidas pelo projeto.

De um total de 16 bairros atendidos, quatro deles já realizaram as suas encenações. Nos bairros de Mangabeira VII e VIII, as exibições aconteceram de forma simultânea no último final de semana, no pátio da Igreja Matriz, e na Igreja de Nossa Senhora das Dores, respectivamente. No primeiro local, o espetáculo foi encenado pelo grupo ‘Juventude’ da Paróquia São Francisco de Assis; já no segundo, o grupo responsável foi a já tradicional ‘Cia. de Teatro Soluar’. Nos dois casos, o evento cultural e religioso atraiu um grande número de espectadores.

O bairro Ernesto Geisel também realizou a sua encenação nesse final de semana, através do ‘Cenarium Grupo de Artes’. O evento superou as expectativas dos organizadores pela grande participação de moradores do bairro e comunidades vizinhas, além da presença de diretores e parte do elenco do espetáculo ‘Maria Canta a Paixão’, que será apresentado a partir desta quarta-feira (19) na Lagoa do Parque Solon de Lucena.

O Grupo de Jovens ‘Divino Espírito Santo’, responsável pela encenação no bairro Esplanada, realizou a sua apresentação no sábado (15) em frente à Igreja Católica Sagrado Coração de Jesus. O espetáculo deste ano contou com uma estrutura maior, inclusive no tamanho da área utilizada, além das inovações da encenação, como a utilização do fogo, nas cenas da ‘Tentação de Jesus’, ‘Bacanal de Herodes’ e na ‘Crucificação’. O fogo foi conduzido por atores e artistas circenses. Na ocasião, houve a gravação de um DVD, que será lançado posteriormente na comunidade.

Em andamento – Algumas apresentações que acontecem durante toda a semana, como a encenação da Paróquia São Miguel, no Varadouro, realizada pela ‘Cia. de Teatro Art’Spaço’, que teve início no sábado (15) e continua até a sexta-feira (21) sempre a partir das 19h30, na Praça Dois de Novembro, em frente ao Cemitério Senhor da Boa Sentença

O ‘Grupo Arte Povo’ de Mandacaru também já deu início a sua maratona de apresentações: no último domingo (16) se exibiu na cidade do Conde e, na segunda-feira (17), foi a vez da Comunidade Vieira Diniz receber o espetáculo. O circuito acontece diariamente até domingo (23), percorrendo as localidades Praia da Penha, Bessa, Lucena e Valentina Figueiredo, além de encenações no próprio bairro (Mandacaru) nos dias 21 e 23 deste mês, a partir das 17h. Nas demais comunidades, o grupo vai se apresentar sempre a partir das 20h.

O grupo de teatro ‘Dominus’, formado por moradores do Bairro dos Novais e Jardim Veneza, iniciou uma seqüência de seis apresentações nesta terça-feira (18), no Colégio Paulo Freire do Conjunto Nova Trindade. A equipe percorre ainda durante esta semana a Comunidade João XXIII, Quadra da Comunidade Vieira Diniz, Paróquia Virgem Mãe dos Pobres, da comunidade Jardim Planalto, Centro Popular de Cultura (CPC), e Comunidade São Francisco, no Jardim Veneza. Todos os espetáculos têm início a partir das 20h, com exceção do CPC, onde a apresentação acontece às 21h.

Na Comunidade Santa Bárbara, localizada no bairro do Valentina Figueiredo, os espetáculos ficam por conta do grupo de teatro ‘Sagrada Família’ e acontecem nos dias 20 e 21 de março, a partir das 19h, na Rua Josefa Maria do Nascimento. O grupo é formado por crianças e jovens da comunidade.

O ‘Grupo de Teatro Santa Rita de Cássia’ (Gruteasrca) é o responsável pelas encenações do bairro do Róger, realiza o evento nos dias 20 e 21, a partir das 19h, no ‘Campo do Onze’, próximo ao Ginásio Guarany. O Gruteasrca já existe há 15 anos, formado por moradores do bairro, e realiza o espetáculo desde 1992.

No Bairro dos Ipês II, a montagem da saga de Jesus Cristo em seus últimos dias de vida terrena fica por conta do grupo de teatro ‘Treme Terra’, com apresentação única na sexta-feira (21), às 19h30, na Capela Nossa Senhora da Glória.

No Grotão acontecem duas encenações, uma na sexta-feira (21) e outra no domingo (23), a partir das 19h30, na avenida principal do bairro, em frente à Escola Tarcilla Barbosa. A produção é do grupo ‘Comunidade Católica Nossa Senhora da Assunção’, formado por 170 moradores da localidade e bairros vizinhos, que já realiza esse trabalho há uma década.

No bairro São José, dois grupos teatrais realizam exibição da Paixão de Cristo: são eles o ‘Movimento de Ajuda Mútua’ (MAM) e o ‘Grupo de Jovens Shekináh’, que fazem juntos uma apresentação na sexta-feira (21), a partir das 19h, em frente à igreja católica do bairro. Moradores da comunidade encenam o espetáculo há 15 anos.

Laudicéia Cavalcanti, integrante da produção da ‘Paixão de Cristo’ de Mangabeira VII, revela a importância do apoio institucional nestas iniciativas. “É primordial para os grupos culturais da cidade esta parceria com o poder público, principalmente na estrutura, onde temos a maior dificuldade, além de que é uma forma de reconhecimento de um trabalho realizado diariamente na comunidade”.