‘São João Integração’ reúne idosos do Papi nesta terça-feira

Por - em 28

‘São João Integração’ reúne
idosos do Papi nesta terça-feira

A animação é a marca registrada do “São João Integração”, que o Programa de Atenção à Pessoa Idosa (Papi), da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) da Prefeitura de João Pessoa, realiza nesta terça-feira (22), a partir das 14h, no Sesc Centro. A expectativa é que pelo menos 1.500 idosos participem da sexta edição do evento, que terá muito forró, comidas típicas e apresentações de grupos de danças folclóricas e quadrilhas, formados pelos próprios idosos.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Lau Siqueira, a comemoração faz parte do processo natural de acolhimento de todos os segmentos com os quais a Sedes trabalha cotidianamente. “Pessoas que são vitimadas por uma sociedade que desumaniza as suas relações ao padronizar comportamentos e reduzir as perspectivas para a maioria do povo, gerando uma grande massa excluída. Não se trata, pois, apenas de mais uma comemoração junina. Trabalhamos também neste momento com a possibilidade de traduzir em nossos menores gestos a certeza de estarmos caminhando para a solidificação de políticas públicas que tenham o fator humano como o principal vetor nos processos de inclusão”.

Cerca de dois mil idosos são atendidos pela Sedes, através do Programa de Atenção à Pessoa Idosa (Papi). Qualquer pessoa a partir dos 60 anos, que se encontra em situação de risco social ou interessada em grupos de convivência, pode participar do Programa, que centraliza suas perspectivas no respeito e no resgate da memória da cidadania e do bem estar social do idoso, como sujeito de direitos, buscando a melhoria na qualidade de vida.

No Papi, os idosos praticam atividades físicas, recebem acompanhamento psicológico e social, tiram dúvidas e têm orientação sobre seus direitos. O Programa ainda atende e acompanha casos de idosos vítimas de maus-tratos ou em situação de abandono, em parceria com o Ministério Público, através da Promotoria do Cidadão.