‘Saúde e Cidadania’ visita praça do Funcionários II neste sábado

Por - em 31

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza, durante este sábado (07), mais uma edição do projeto Saúde e Cidadania na Praça, desta vez na Praça Bela, no Funcionários II. Os moradores das áreas próximas poderão se beneficiar com ações de saúde envolvendo vacinação, orientação odontológica, terapia comunitária e distribuição de preservativos, além de atividade corporal, coleta de citológico e orientação sobre dengue e fitoterapia.

Com esse projeto, a SMS pretende aproximar a comunidade dos serviços de saúde e promover a realização de atividades culturais e de lazer. Na ocasião haverá a apresentação da Banda Marcial do CEAC, roda de capoeira do Geisel, recreação infantil e corte de cabelo. Os serviços de saúde oferecidos durante a ação são disponibilizados diariamente nas unidades de saúde da família, no entanto, algumas pessoas não os procuram por não saber que eles são gratuitos ou por não terem tempo durante a semana.

De acordo com Rossana Suassuna, apoiadora do Distrito II e organizadora da ação, a expectativa da equipe é atender cerca de 500 pessoas durante o dia todo. “Contamos com a presença da comunidade. Nossa intenção com esse evento é fazer com que o usuário comece a cuidar melhor da sua saúde e não tenha medo de frequentar a Unidade de Saúde”, frisou.

Ações em 2009 – Só neste ano, foram realizadas mais de quinze ações de cidadania e saúde. Nessas ocasiões, a SMS procura estabelecer um vínculo mais forte com a população, com a junção de serviços de saúde e atividades culturais e de lazer, partindo da filosofia de que saúde não é só ausência de doença.

Durante o mês de agosto, um projeto semelhante aconteceu nos mercados públicos da capital em comemoração aos 425 anos de João Pessoa, com serviços de cidadania e saúde. Mais de cinco mil pessoas foram atendidas durante o período que durou a ação, que percorreu os Mercados Públicos da Torre, Bairro dos Estados, Cruz das Armas, Valentina e Mangabeira, além do Mercado Central.