‘Saúde e Cidadania’ visita a Praça da Amizade neste sábado

Por - em 30

Vacinação, orientação odontológica, terapia comunitária e distribuição de preservativos são algumas das atividades que serão oferecidas durante este sábado (12), das 8h às 17h, no Projeto “Saúde e Cidadania na Praça”, que acontece na Praça da Amizade, no Gervásio Maia. Haverá ainda corte de cabelo, atividade corporal, apresentação de capoeira, coleta de citológico, orientação sobre dengue e fitoterapia.

A estratégia de saúde e cidadania visa aproximar a comunidade dos serviços de saúde, fazendo com que o usuário possa saber o que Secretaria Municipal de Saúde oferece, além de dar atendimento imediato. Os serviços oferecidos durante a ação são ofertados diariamente nas unidades de saúde da família, no entanto, algumas pessoas não os procuram por não saber que eles são gratuitos ou por não terem tempo durante a semana.

Um projeto semelhante aconteceu durante todo o mês de agosto, quando a SMS levou a cinco mercados públicos da capital serviços de cidadania e saúde. Mais de cinco mil pessoas foram atendidas e, nessas ações, algumas delas descobriram que tinham algum tipo de doença. Depois das feiras realizadas nos mercados, usuários que não costumavam procurar sua Unidade de Saúde da Família começaram a querer informações e buscar tratamentos.

Ação do Procon – O projeto Saúde e Cidadania na Praça terá a participação do Procon de João Pessoa neste sábado. Uma equipe do órgão estará na Praça da Amizade tirando dúvidas dos consumidores sobre os direitos e deveres nas relações de consumo. Na ocasião, será feita a distribuição de material educativo como cartilhas, folders e ainda exemplares do Código de Defesa do Consumidor, que completa 19 anos de vigência, instituído no dia 11 de setembro de 1990.