‘Seis e Meia’ desta quarta terá Antônio Carlos & Jocafi

Por - em 62

A dupla baiana Antônio Carlos & Jocafi será a atração principal do Projeto Seis e Meia desta quarta-feira (10), às 18h30, na Praça de Eventos do Mag Shopping, em João Pessoa. O paraibano Jurandir do Sax, um dos mais respeitados instrumentistas da região, fará o show de abertura, apresentando clássicos da música popular brasileira. Os baianos, por sua vez, farão uma retrospectiva de 40 anos de carreira.

A Prefeitura de João Pessoa e a Accorde Produções promovem o projeto Seis e Meia em parceria, com apoio do Ambassador Flat, Dona Branca, Vila Cariri e Cia do Chopp. Os ingressos podem ser comprados antecipadamente (9134.7610) ou na hora do show e custam R$ 16 (inteira) e R$ 8 (estudante).

Dupla de Sucesso – Antônio Carlos Marques Pinto (Antônio Carlos) e José Carlos Figueiredo (Jocafi) fazem parte de uma geração talentosa e pródiga, dentre os muitos ícones da música, literatura e arte que a Bahia conheceu.

Antônio Carlos & Jocafi foram unidos em 1968 pelo poeta e letrista Ildásio Tavares, de quem ganharam poemas e letras para suas músicas de início de carreira. Foram chamados pelo produtor Rildo Hora para gravar seu primeiro LP – Mudei de Idéia, um sucesso imediato que confirmou a competência de ambos.

Daí em diante, músicas como Você Abusou, Mas que Doidice, Morte do Amor e Toró de Lágrimas conquistaram corações na voz do povo brasileiro. Era a consagração da dupla, que explodiu em proporções gigantescas com o advento do Festival Internacional da Canção, onde 36 mil pessoas numa só voz cantavam Desacato, classificada entre os primeiros lugares.

Como compositores tiveram a oportunidade de gravar com os maiores nomes da MPB, entre eles Vinícius de Moraes, Orlando Silva, Maísa, Nelson Gonçalves, Toquinho, Clara Nunes, Os Originais do Samba, Doris Monteiro, Jorge Aragão, MPB-4, Angela Maria, Emílio Santiago, Alcione, Djavan , Daniela Mercury, Jair Rodrigues, Marcelo D2 e outros.

No exterior obtiveram consagração total com a música Você Abusou, gravada na França por Michel Fugain na versão Fais Comme Loiseau, que vendeu mais de três milhões de cópias e lhes abriu o mercado mundial. Desde então, Você Abusou foi gravada em vários idiomas e interpretada por estrelas internacionais como Sérgio Mendes, Célia Cruz, Paul Morriat e Stevie Wonder. A dupla também participou de turnês pela Europa, EUA e Japão, onde participou de duas edições do World Popular Song Festival em Tóquio, como finalista com os temas Luanda Silê e Diacho de Dor.

A simplicidade gostosa de suas letras e o forte apelo popular dos sambas-de-roda da Bahia fizeram de Antônio Carlos & Jocafi uma das duplas mais prestigiadas e queridas do Brasil.

Vida dedicada à música
– José Jurandy Felix tem 52 anos e nasceu em Água Branca. Já aos oito anos iniciou-se na música integrando a banda da cidade de Livramento, tocando clarinete. Aos 15 anos integrou varias bandas de bailes da região do Cariri e de Pernambuco tocando guitarra, baixo e bateria, além de cantar.

Aos 23 anos mudou-se para João Pessoa. Inicialmente integrou a Banda de Música 5 de Agosto da Prefeitura Municipal e depois foi para a Banda da Policia Militar, onde foi segundo sargento.

Fez o curso superior de música pela UFPB onde é bacharel em clarinete. Em 1993 lançou seu primeiro disco solo intitulado ‘Saxomaníaco’ na praia do Jacaré, onde tocou pela primeira vez ‘Bolero’, de Ravel, durante o pôr-do-sol. A partir do ano 2000 Jurandir iniciou a execução desta música todas as tardes naquele ponto turístico transformando-se em ícone por conta desse trabalho.

No Seis e Meia desta semana Jurandir do Sax será acompanhado por outros músicos (violões, cavaquinho e pandeiro) e vai apresentar um rico repertório com o melhor da música brasileira, sem esquecer o Bolero, de Ravel.