‘Semana da Paz’ movimenta as 91 escolas da rede municipal de ensino

Por - em 30

As 91 escolas municipais de João Pessoa estão realizando a ‘I Semana da Paz’, a partir desta segunda-feira (12), com várias atividades voltadas para a difusão da cultura da não violência. Os alunos vêm sendo incentivados a estudar a biografia de 20 personalidades que atuaram como pacifistas, a exemplo de Mahatma Gandhi, Madre Tereza de Calcutá, Dalai Lama, Albert Einstein e Chico Mendes. A partir da história de vida dessas pessoas, estudantes e professores discutirão o que cada um pode fazer para divulgar a paz em sua escola e em sua comunidade. No decorrer da semana, haverá apresentações artísticas, concursos de pintura e redação e caminhadas.

A ‘Semana da Paz’ é organizada pela Divisão de Apoio ao Estudante da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec). Segundo explicou a coordenadora Jô Oliveira, serão trabalhados conceitos e situações que fazem parte do cotidiano escolar. “Além de enfatizar o respeito ao patrimônio público e direitos humanos, a semana tem como objetivo sensibilizar as comunidades para a importância de se construir uma política de paz, começando pela preservação de prédios e equipamentos públicos até sugerindo e cobrando ações de segurança pública”, disse.

Experiências – Na Escola Municipal José Américo de Almeida, por exemplo, os alunos trabalharam na semana passada a biografia de 11 pacificadores. “Fizemos o sorteio entre as turmas e cada uma pesquisou e montou um quadro com seu ‘pacificador padrinho’. Nesta segunda-feira, inauguramos as salas com apresentação das experiências de vida desses pacificadores. Nesta terça-feira (13), haverá a exibição de vídeos e documentários que explorem o tema paz. Nas quarta (14) e quinta-feira (15), faremos intercâmbio entre as turmas, para tornar a vida dos pacificadores conhecida por todos os alunos da escola. Na sexta-feira, teremos apresentações de poemas, danças e peças teatrais”, explicou o professor Damião Jocimário da Silva, coordenador do evento na escola.

Segundo a assistente social da Divisão de Apoio ao Estudante, Adriana Maia, as escolas foram orientadas a trabalhar o tema primeiramente com os alunos e, em um segundo momento, estendê-lo à comunidade. “São 91 escolas em nove pólos da cidade. Orientamos as escolas que se unam no último dia do evento para fazer uma atividade de encerramento incluindo a comunidade e a maioria deve realizar caminhadas pela paz na sexta-feira (16). Além disso, muitas farão concursos de redação e desenhos artísticos e apresentações de corais, danças e peças teatrais”, disse.

Objetivo – A I Semana da Paz faz parte do ‘Projeto Elos – educação cidadã: caminho para uma cultura de paz’, lançado pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) no último dia 22 de abril. O objetivo é desenvolver sistematicamente nas escolas municipais atividades pedagógicas que abordem temas como drogas, violência, sexualidade, direitos humanos e segurança pública.

Os temas serão incluídos nas atividades curriculares do ano letivo e também trabalhados durante os encontros de capacitação dos educadores. O projeto conta com o apoio de organizações não-governamentais (Amazona, Amor Exigente, Centro da Mulher 8 de Março, Cordel Vida, Cunhã Coletivo Feminista, Escola de Formação em Educação Biocêntrica, MovPaz – Rede Desarma Brasil e outros), do Programa de Inclusão de Jovens (ProJovem), Comando da Polícia Militar e entidades religiosas.