‘Semana da Voz’ realiza atividades lúdicas na rede municipal de ensino

Por - em 26

A ‘Semana Nacional da Voz’ está sendo desenvolvida na rede escolar municipal, com atividades lúdicas de palestras e teatro de bonecos voltados aos alunos do Ensino Fundamental I. O evento, que segue até o sábado (19), é realizado em parceria pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) mais o Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) e Conselho Regional de Fonoaudiologia. Nesta sexta-feira (18), a população poderá ter acesso à triagem vocal nos hospitais Napoleão Laureano e Padre Zé.

Nesta quarta-feira (16), um grupo formado por alunos, professores e ex-alunos voluntários do curso de Fonoaudiologia do Unipê esteve na Escola Lions Tambaú, no bairro dos Bancários, para passar orientações de como os alunos podem utilizar melhor a voz. A estudante Gildelane Leal Macedo, de 10 anos, cursa a 4ª série e assistiu à encenação. Ela disse que agora vai se policiar com relação à maneira de falar. “A pessoa tem que aprender a falar direito. Nem tão alto, nem tão baixo e sim normal, para não prejudicar a voz. Desta forma, não fica doente”, disse.

O ‘Dia Mundial da Voz’ foi celebrado nesta quarta-feira. As atividades lúdicas com os alunos prosseguem nesta quinta (17). Já na sexta-feira (18) haverá triagem vocal gratuita, pela manhã, no Hospital Napoleão Laureano, e à tarde, no Padre Zé.

A coordenadora do Serviço de Fonoaudiologia da Secretaria de Educação e Cultura do Município (Sedec), Rizélia Maria de Oliveira, disse que os docentes também terão acesso às orientações de especialistas. “No sábado, será oferecida uma oficina aos professores no auditório do Unipê”, afirmou.