‘Unidade Móvel’ e ‘Abbey Road’ no Estação Nordeste, na sexta

Por - em 34

O Centro Histórico da Capital paraibana vai se transformar num verdadeiro território do rock, a partir das 21h desta sexta-feira (23), com shows das bandas ‘Unidade Móvel’ e ‘Abbey Road’, essa premiada como a melhor banda cover dos Beatles dos últimos anos pela ‘Cavern Club’ de Liverpool, na Inglaterra. O Festival Estação Nordeste, já em sua quarta edição, acontece desde 2005, promovido pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por intermédio da sua Fundação Cultural (Funjope).

A banda paraibana ‘Unidade Móvel’, a primeira atração da noite, está em atividade desde 2001, com influências diversas dentro do universo do rock e da música popular mundial. Desde o início, a banda tem apresentado composições com letras inteligentes e arranjos considerados de bom gosto. O grupo se exibiu em importantes festivais, a exemplo do ‘Fenart’, ‘PB Pop’ e ‘Estação Nordeste’, todos na Paraíba, e ainda ‘Rock’n’halls’, em Pernambuco e ‘Forcaos’ no Ceará.

Já com três demos lançados, a banda também está em três coletâneas lançadas pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) de João Pessoa, com os finalistas do festival ‘Todas as Tribos’ nos anos de 2004, 2005 e 2006. A ‘Unidade Móvel’ também está presente na coletânea ‘Esquina Brasil’, lançada numa parceria entre a Associação dos Produtores de Discos do Ceará com o Sebrae.

Atualmente o grupo está em fase de execução do projeto intitulado ‘Em tempo real’, que consiste na confecção de seu primeiro CD oficial e de seu site. O projeto conta com o patrocínio da Funjope, através do Fundo Municipal de Cultura (FMC) e tem como produtor o guitarrista Marcelo Macedo, do ‘Peixe Boi Estúdio’.

Abbey Road – O nome da banda é uma referência ao 12° e penúltimo álbum dos Beatles, ‘Beatles Abbey Road’. É considerada uma das melhores bandas cover do grupo formado em Liverpool, que transformou a história da música nos anos 60, movendo fãs do mundo inteiro em torno de uma paixão. Prova disso é a banda ‘Abbey Road’, que segue Brasil afora reproduzindo de forma fiel os passos artísticos dos Beatles.

Foi considerada pela Câmara Britânica, com o show ‘Uma noite em Liverpool’, um dos bons espetáculos em referência aos Beatles. A ‘Abbey Road’ divide seu show em três fases: a primeira, usando figurino com terninhos dos tempos do ‘Ed Sullivan Show’; a segunda, com o extravagante figurino da capa do disco ‘Sgt. Peppers’, e a terceira, já mais hippie, com os cabelos compridos de John, os coletinhos de Paul, os jeans surrados de George e as camisas flower-power de Ringo.

No repertório, músicas como ‘A Hard Day’s Night’, ‘All My Loving’, ‘Can’t Buy Me Love’, ‘Day Tripper’, ‘Everybody’s Trying To Be My Babe’, ‘Hello Goodbye’, ‘Magical Mistery Tour’ e ‘Penny Lane’.