‘Vigilância na Rua’ leva serviços de saúde ao Alto do Mateus

Por - em 68

A equipe do projeto ‘Vigilância na Rua’, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), chega ao bairro do Alto Mateus na próxima terça-feira (27), e vai se instalar na Unidade de Saúde da Família ‘Nova Conquista’, situada na Rua Dumerval Coutinho. As intervenções acontecerão das 9h às 14h, onde serão oferecidos vários serviços a população, como vacinação humana e animal, distribuição de material educativo de combate às DSTs/Aids e dengue, medição da pressão arterial, avaliação nutricional, entre outros. Ainda dentro da programação, também serão realizadas inspeções de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, em residências e estabelecimentos comerciais.

O programa ‘João Pessoa Vida Saudável’ vai atuar na área, oferecendo informações e exames de aferição da pressão arterial, índice de massa corporal, além de exercícios de relaxamento com a população. Outro serviço é a imunização de pessoas contra a hepatite B, dupla viral (difteria e tétano), tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e aplicação de vacina anti-rábica em animais. Também haverá coleta de amostras para sorologia de calazar em cães.

O ‘Vigilância na Rua’ é coordenado pela Diretoria de Vigilância em Saúde da SMS, que engloba os órgãos ligados às áreas Sanitária, Ambiental, Epidemiológica e o Centro de Controle de Zoonoses. A ação irá acontecer uma vez ao mês em diversos bairros da cidade, conforme demandas do Orçamento Democrático, e conta com a participação do ProJovem, Programa Saúde da Família (PSF) e Faculdades de Ciências Médicas.

A diretora de Vigilância em Saúde, Júlia Vaz, explicou que esse tipo de evento é importante para a cidade, tanto pela saúde da população, como também pelo direito ao exercício da cidadania. “O projeto vai aonde o Orçamento Democrático determina. É a própria população que direciona as atividades e onde existe uma maior necessidade para aplicação das intervenções”. Ela adiantou ainda que a próxima visita será no Condomínio Residencial Gervásio Maia, no dia 19 de junho próximo.