“Jampa Digital” é destaque em publicação do Sebrae-Paraíba

Por - em 36

O projeto “Jampa Digital”, implementado este ano pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), é destaque na revista Farol Digital, uma publicação do Sebrae – PB. Numa ampla reportagem, cujo título é ‘Sol, mar e conectividade’, a publicação mostra como a administração municipal está investindo para oferecer à população local acesso gratuito através de Internet banda larga.

A reportagem diz que até 2012 os 702 mil moradores da Capital paraibana estarão “convergindo para uma mesma rede através de conexões da Internet”. O texto destaca que a proposta da Prefeitura é que até o final deste ano 85% do território da cidade esteja incluído no projeto. O “Jampa Digital” teve início em março deste ano, com a instalação de 15 antenas de distribuição do sinal da internet entre as praias de Cabo Branco e Tambaú. Além dessas duas áreas, o projeto foi disponibilizado também na Praça do Coqueiral, em Mangabeira.

Além de ressaltar a importância do projeto para a inclusão digital, a revista revela a proposta da Prefeitura de promover em no máximo dois anos o ingresso de todos os moradores da cidade no sistema de governança eletrônica. Esse ingresso se daria através de um cartão intransferível, onde estariam armazenados todos os dados do usuário concebendo uma identidade digital. Assim, qualquer cidadão pessoense teria acesso as informações sobre saúde, educação ou finanças, dentre outros assuntos.

A reportagem aborda ainda que a Prefeitura investe também em tecnologia para facilitar o relacionamento com a iniciativa privada, com a criação do Nota Fiscal Eletrônica (NFS-e), um sistema que permite aos contribuintes a emissão da nota fiscal em seu próprio domicilio fiscal, através da Internet.

A revista Farol Digital mostra que o modelo de tecnologia utilizado no Jampa Digital alia confiabilidade, baixo custo de operação e manutenção, sendo estes os principais fatores que levaram a escola do sistema de rede sem fio, operada através de sinal de rádio.