“Pedala João Pessoa” cria espaço voltado à trabalhadores e ciclistas

Por - em 41

Ciclistas, artistas, estudantes e profissionais de diferentes áreas participaram neste sábado (26) da implantação do projeto ‘Pedala João Pessoa’. O evento, ocorrido na orla, contou com a presença do prefeito Ricardo Coutinho que destacou a importância de algumas iniciativas implementadas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

“Vou pontuar três ações que considero de suma importância para a melhoria da qualidade de vida da população. A primeira delas é o projeto Estação do Livro, que são bibliotecas nas praças que emprestam livros para a população, possibilitando que um número maior de pessoas tenha acesso a um leque de informações. A segunda é ‘A Hora do Planeta’, um movimento mundial de conscientização que a prefeitura participa pelo segundo ano, apagando as luzes do Paço Municipal e da Estação Cabo Branco entre 20h30 e 21h30. A terceira é esta ação, que permite não só atletas tenham o espaço adequado para a prática do ciclismo, mas que os trabalhadores e toda a população que utilizam a bicicleta como meio de transporte, possam se deslocar com mais segurança”, informou.

O ‘Pedala João Pessoa’, que objetiva oferecer um meio de transporte mais saudável e ecológico aos pessoenses, já funciona nas cidades do Rio de Janeiro e Blumenau, no Estado de Santa Catarina. A Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) informa que as bicicletas estarão disponíveis em quatro estações terminais, instaladas em Tambaú, Cabo Branco e Manaíra. Eles serão gerenciados por um computador alimentado por baterias e contará com um painel de exibição de informações, como mapa de localização das estações, instruções de uso e publicidades. Nas bicicletas estão instalados dispositivos eletromecânicos de travamento e liberação, lâmpadas de sinalização e um chip de identificação.

Valor da locação – A STTrans informa que no primeiro mês de implantação do projeto, não haverá cobrança pela locação das bicicletas. Inicialmente, a proposta é fazer o cadastro dos primeiros 300 usuários. No segundo mês, o valor da locação para quem estiver cadastrado será de R$ 15,00 mensais. Quem optar por fazer a locação diária vai pagar R$ 5,00 (cinco reais). O objetivo da PMJP é incentivar o cadastramento e o uso massivo da bicicleta como meio de transporte.

Após o lançamento do projeto, mais de vinte artistas paraibanos, prestaram uma homenagem ao prefeito Ricardo Coutinho, pelo conjunto da obra desenvolvida em todos os cantos da Capital. Neste momento, os artistas se revezavam no palco e o público se deleitava ao som de cantores como Adeildo Vieira, Baixinho do Padeiro, Paulo Ditarso, Débora Vieira, Paulo Paiva, Wandix, Alex Madureira e o rapper Scobar.