“Terça Tem” show de música e teatro na Estação Cabo Branco

Por - em 57

O grupo musical Suzuki e o grupo teatral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), são as atrações nesta terça-feira (14), do projeto ‘Terça Tem’. A entrada é gratuita e as apresentações têm início às 19h, no auditório da Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes, localizada à Avenida João Cirillo da Silva, s/n, bairro do Altiplano.

A primeira apresentação será do grupo teatral do IFPB, coordenado pela professora Palmira Rodrigues Palhano, com a montagem “É melhor prevenir do que remediar”, direção de Ingrid Trigueiro. O espetáculo fala sobre a prevenção e a utilização da camisinha na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, além de comentar de forma divertida sobre questões que envolvem gênero, homossexualidade e preconceito. Em cena os atores trabalham ainda, através da música e dança, sobre aspectos da vida cotidiana.

O texto é de autoria do próprio grupo, sob a orientação da atriz e diretora de teatro Ingrid Trigueiro apoiados em fragmentos do Cordel das DSTs do Ministério da Saúde. No elenco estão os atores: Anna Paula Cardoso da Silva (Beta), Assis Walner (Juca), Bona Akotirene Gomes (Selminha), Gabriel Brandão de Assis (Zezim), Géssica Meireles (Joana), Laís Correia (Bia) e Maria Leopoldina (Dandara).

“É melhor prevenir do que remediar” consiste em uma atividade do projeto de extensão “Discutindo a vulnerabilidade juvenil através da linguagem teatral” e “Protagonismo Juvenil na Prevenção às DST/AIDS”, que tem o objetivo de integrar ações já existentes no IFPB, como arte, educação, saúde.

Em seguida se apresenta no auditório da Estação Cabo Branco o grupo musical Suzuki, sob a orientação da maestrina Marina Tavares Zenaide Marinho. No repertório estão incluídas as canções Brilha, Brilha Estrelinha (Shinichi Suzuki), Allegro (Shinichi Suzuki), Moto Perpétuo (Shinichi Suzuki), Minueto de autoria de J. S. Bach, Muito tempo atrás (Bayly) dentre outras canções folclóricas, a exemplo de Linha Leve, Música do Vento, Vá dizer à tia Rhody, Vamos pequenas crianças, Música de Maio e outras.

No palco estarão 15 estudantes do curso técnico subsequente de música, curso técnico integrado de música e do curso de extensão em música do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB).

‘Terça Tem’ – O projeto ‘Terça Tem’ é uma parceria entre a Estação Cabo Branco e o Núcleo de Artes, Cultura e Eventos (Nace) do IFPB. Acontece sempre às terças-feiras, nos meses de maio a dezembro, quinzenalmente, com atrações diferenciadas. São concertos didáticos, recitais e também de peças teatrais.

O projeto surge como mais uma opção de entretenimento educativo para a cidade de João Pessoa. Foi idealizado pela Divisão de Programas e Atividades da Estação Cabo Branco e tem o objetivo de despertar o interesse da comunidade que não tem acesso a expressões artísticas e culturais de qualidade.

A produtora de eventos da Estação Cabo Branco, a jornalista Edilma Mota, comentou que o projeto ‘Terça Tem’ está a cada dia mais se consolidando e atraindo além das escolas municipais convidadas também o público em geral. “O melhor de tudo é que nosso objetivo principal, que é o de levar música de qualidade para os alunos da educação de Jovens e Adultos (EJA), está sendo alcançado”, acrescentou.

Para esta apresentação foram convidadas as escolas municipais Zulmira de Novais (Bairro dos Novais), Violeta Formiga (Mandacaru), Bartolomeu Gusmão (Cristo) e Francisco Pereira da Nóbrega (Cristo). Até o dia 14 dezembro estão programadas sete novas atrações. No programa está prevista a apresentação do Coral Bem Viver, comandado pelas professoras Marinalva e Angélica, e o Grupo Regional do IFPB, da professora Angélica. Em outubro estão programadas as apresentações do Camerata do IFPB e Coral Luzia Simões, e o grupo de Sax, do professor Draylton.

No mês de novembro se apresentam o grupo Camerata IFPB e o grupo Suzuky, do professores Elias e Marina, o monólogo “Meu Enterro”, vencedores do Festival de Interpretes e a Camerata de Natal, do coletivo de professores da instituição.

SERVIÇO:

Projeto ‘Terça Tem’
Atrações: Grupo Suzuki e Grupo de Teatro do IFPB
Dia: terça-feira (14)
Hora: 19h – Entrada aberta ao público
Local: Auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte
Informações: 3214-8303/ 3214-8270