Ação educativa do ‘Cidade Limpeza, Verão Beleza’ conscientiza população

Por - em 35

Agentes de limpeza e educadores ambientais da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) da Prefeitura Municipal de João Pessoa, (PMJP) distribuíram mais de seis mil sacolas biodegradáveis no primeiro final de semana da campanha ‘Cidade Limpeza, Verão Beleza’. A ação educativa está em seu quarto ano de execução e procura conscientizar banhistas, turistas e frequentadores da orla de João Pessoa sobre o acondicionamento correto do lixo.

As sacolas distribuídas são feitas com TNT (Tecido Não Tecido), material biodegradável que pode ser lavado e reutilizado, e são distribuídas diariamente pelos agentes de limpeza que atuam nas praias da Capital. Elma Xavier, diretora do Departamento de Valorização e Recuperação de Resíduos Sólidos (Devar), espera que sejam distribuídas cerca de quatro mil sacolas por semana até o dia 12 de fevereiro. “A demanda no primeiro dia foi acima do esperado, mas deve se regularizar no decorrer das próximas semanas”, destacou a diretora.

Capacitação – Para Francisco Lucas Rangel, diretor de Operações da Emlur, a principal mudança na campanha esse ano está na atuação dos agentes de limpeza. “Capacitamos os agentes na forma de abordagem para otimizar a disseminação da mensagem de conscientização”, afirmou. O diretor também lembrou que a distribuição das sacolas sendo realizadas por aqueles que já atuam na limpeza diária torna o projeto mais simples e, ao mesmo tempo, mais eficiente.

O trabalho tem chamado à atenção das pessoas que passam pelas praias da cidade. Napoleão da Costa, funcionário de uma empresa de importações, aprovou a forma como a Emlur vem atuando na sensibilização dos banhistas para manter a orla limpa. “Esta é uma ótima iniciativa. O trabalho de educação ambiental é muito importante para orientar a população de João Pessoa e os turistas que estão na cidade nesta época”, ressaltou Napoleão.

Abertura – O lançamento da campanha foi realizado na manhã do sábado (14), em solenidade no Busto de Tamandaré, na praia de Tambaú, com a participação de agentes de limpeza e funcionários do quadro administrativo da Autarquia. Na ocasião, a banda 5 de Agosto e o grupo percussivo da Emlur, Baticumlata, ficaram encarregados por animar a população e atrair a atenção daqueles que passavam pelo local.

O superintendente da Emlur, Coriolano Coutinho, oficializou o início das atividades lembrando a função primordial da população no desenvolvimento da campanha ‘Cidade Limpeza, Verão Beleza’. “Ao realizarmos esta campanha, procuramos, através da conscientização e da educação ambiental, convencer os frequentadores das praias da importância de preservá-las”, afirmou o Coriolano. “Com a adesão da população a esta proposta, poderemos efetivar seu objetivo”, concluiu o superintendente.