‘Coleção Redes’ ganha 1º concurso de moda realizado pela PMJP

Por - em 65

Foram conhecidos nesta segunda-feira (5) os três vencedores do ‘I Fashiontec’, um concurso pioneiro de moda na Paraíba realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, através da Estação da Moda, órgão ligado à Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec). O objetivo foi incentivar e dar visibilidade a novos estilistas na Paraíba. Anderson George Morais de Araújo, de Campina Grande, conquistou o primeiro lugar com a Coleção Redes. Como prêmio, o vencedor ganhou a produção completa da coleção por ele idealizada, além de uma viagem para conhecer o Senai/Cetiqt no Rio de Janeiro (RJ). Ele ainda terá a oportunidade de apresentar sua coleção em um desfile no mês de novembro, em João Pessoa.

Segundo o Secretário de Ciência e Tecnologia, Marconi Maia, o concurso aliou qualidade, excelência e capricho dos jovens participantes. “Foi uma forma de incentivar talentos que não têm oportunidades, de mostrar aos jovens que seus talentos podem ser desenvolvidos. Hoje eles não são mais anônimos, pois tiveram seus trabalhos divulgados”, afirmou.

Foram premiados com o segundo lugar Thamires Pontes, que apresentou a Coleção Desconstrutivismo e, com o terceiro lugar, Carlos Antônio Nascimento, com a Coleção Degraus. A finalista Bell Meira foi agraciada com a Menção Honrosa Jun Nakao, pelo trabalho de pesquisa sobre moda desenvolvido com a Coleção (Des)construa: a sociedade do consumo sob o olhar de Drummond. O segundo e terceiro lugares recebem como prêmio um notebook e um netbook, respectivamente.

Para Thamires Pontes, que terminou o curso técnico de moda na Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec-PB) e atualmente estuda moda em uma faculdade, no Recife, o concurso foi uma ótima iniciativa da Prefeitura. “Quem não queria ter uma coleção inteira confeccionada, sem falar no incentivo aos novos talentos da moda”, frisou. Carlos Nascimento, que também concluiu o curso técnico de moda na Funetec-PB disse que entrou no concurso por brincadeira, incentivado por amigas. “Acabei descobrindo um potencial que nem eu mesmo conhecia. Participar foi um desafio com sabor de vitória”, revelou.

Já Bell Meira, ganhadora da Menção Honrosa, afirmou que a premiação para ela valeu mais do que qualquer outra colocação. “Eu não penso em ser estilista, quero fazer com que as pessoas reflitam sobre o universo da moda, então para mim foi o reconhecimento de um trabalho”, explicou ela que é formada em Moda pelo Unipê e mestranda em Sociologia da Cultura pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O campinense Anderson George Morais, vencedor do concurso, ainda terá a oportunidade de fazer uma visita técnica ao Senai/ Cetiqt, no Rio de Janeiro, com direito a passagem e hospedagem. Sua coleção será apresentada em um desfile no mês de novembro, em João Pessoa. A Estação da Moda ficará responsável pelo material, equipamentos e equipe técnica para produção e execução das peças da coleção.

Processo Seletivo – O concurso teve um total de 26 candidatos inscritos. Na primeira etapa de seleção foram apresentados os desenhos de 10 look por cada um, com base no tema tecnologia artesanal, escolhido pela organização do evento, e na coleção a ser desenvolvida. Um júri especializado escolheu oito candidatos para disputar a etapa final do concurso. Cada um criou mais 20 desenhos de looks e produziu uma peça, as quais foram novamente avaliadas até a decisão.

A etapa final aconteceu nos dias 31 de agosto e 1º de setembro. Fizeram parte do júri o estilista Jun Nakao, um dos mais renomados do país; o artista plástico José Rufino; a professora Margareth Almeida; o produtor de moda Pantera Costa e o diretor da Estação da Moda, Romero Sousa. De acordo com Romero, o critério de avaliação levado em consideração foi o conjunto da obra. “Avaliamos tanto a apresentação da coleção, como a peça final pronta”, destacou.

Exposição – Antes do anúncio dos vencedores do concurso, os presentes prestigiaram uma exposição realizada pelos alunos concluintes do curso de moda da Funetec-PB.

 

Vencedores do I Fashiontec:

 

1º) Anderson George Morais de Araújo

2º) Thamires Pontes

3º) Carlos Antônio Nascimento

4º) Bell Meira (Menção Honrosa)