‘Dicionário de Investigação do Cotidiano’ é lançado nesta sexta

Por - em 30

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por intermédio da sua Fundação Cultural (Funjope), promove nesta sexta-feira (14) o lançamento do primeiro volume do ‘Dicionário de Investigação do Cotidiano – Elogio da Palavra no Jornalismo Impresso’. O lançamento será às 19h, no Casarão 34, Centro da Capital.

A publicação é resultado do trabalho realizado pelo Grupo de Pesquisa sobre o Cotidiano e o Jornalismo (Grupecj), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A construção do dicionário envolveu 23 pesquisadores, que produziram análises sobre 41verbetes. De acordo com o organizador do livro e coordenador do Grupecj, professor Wellington Pereira, o dicionário autoral tem intenção enciclopédica e não limita o sentido das palavras, mas permite pensar a partir delas.

A obra – O dicionário é resultado de dois anos de investigação do grupo acerca do emprego de alguns verbetes no cotidiano das narrativas jornalísticas das editorias de Política, Cidades, Economia e Cultura, dos três jornais de maior circulação no Estado, que são o Jornal da Paraíba, Correio da Paraíba e O Norte.

Na primeira etapa da pesquisa, os integrantes do grupo se debruçaram sobre uma bibliografia que abarcou as teorias do jornalismo, teorias do cotidiano e trabalhos específicos de cada editoria. A segunda fase contemplou as análises do material empírico e produção dos verbetes.

O Grupecj existe há nove anos e já lançou sete obras impressas mais um livro digital (e-book), entre elas ‘As Formas do Humano no Discurso do Jornal’, de 2009. A próxima pesquisa do grupo irá investigar como a pornografia se apresenta cotidianamente nas páginas dos jornais paraibanos.

Serviço – O Casarão 34 está localizado na Rua Visconde de Pelotas, nº 34, em frente à Praça Dom Adauto. Outras informações pelo telefone 3218-9708, em horário comercial.