‘Jampa em Mapas’ irá facilitar o acesso da população às informações

Por - em 237

A Secretaria de Planejamento (Seplan) de João Pessoa realiza nesta quinta-feira (16), um seminário para apresentação do aplicativo ‘Jampa em Mapas’ para funcionários de outras secretarias do município. O evento acontece na sala de convenções 2 da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, a partir das 15h.

O Seminário servirá ainda como uma ponte para a solicitação de dados às secretarias, onde estes serão disponibilizados à população através do aplicativo. “O aplicativo Jampa em mapas vai contribuir com a transparência da gestão municipal, diminuindo a burocracia e facilitando o acesso da população as informações antes obtidas apenas nas dependências das secretarias”, explicou Estelizabel Bezerra, secretária de Planejamento.

As informações solicitadas às secretarias serão dados cartográficos ou similares dos equipamentos urbanos ou quaisquer outros elementos, assim como os atributos a eles associados. Isso servirá para tornar esses dados públicos no sistema de informação ‘Jampa em Mapas’, tornando a busca e o acesso à informação mais completa. Jampa em Mapas – É uma aplicação desenvolvida para a Prefeitura Municipal de João Pessoa utilizando o software i3geo (Interface Interativa para Internet de Ferramentas de Geoprocessamento). Este consiste em um servidor de mapas baseado em softwares livres, ou seja, não há custo na aquisição das licenças de programas proprietários similares.

O Jampa em Mapas é um sistema de informações geográficas que visa substituir as antigas metodologias com informações espalhadas, pouco eficientes, geralmente presas a planilhas que dificultam difundir a informação. O sistema de informação reúne mapas virtuais, dados sobre a organização geográfica da cidade e pontos de referência. Nele, o cidadão pode, por exemplo, ver o limite do bairro que mora, já que o sistema permite que sejam encontrados bairros, ruas e lotes, dando sua localização precisa. Com o Jampa em Mapas é possível ainda ter pontos de referência como escolas, Centros de Referência em Educação Infantil (Creis), cemitérios, mercados, postos do Programa de Saúde da Família (PSF), hospitais e praças.

Vantagens para a população – O Jampa em Mapas permite que todas as pessoas tenham acesso, na hora desejada, às informações que inicialmente eram concentradas no prédio da administração municipal. O sistema permite também que a população tenha dados constantemente atualizados, que antes só eram liberados através de um processo.

Clique aqui para acessar o serviço.