‘Jovem Aprendiz’ capacita e insere jovens no mercado de trabalho

Por - em 96

A Prefeitura Municipal de João Pessoa, através da sua Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), mantém uma parceria com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) para a inserção de beneficiados pelo ‘Programa Projovem Adolescente’ no quadro de funcionários da instituição através do programa ‘Jovem Aprendiz’. Este é o segundo ano da parceria, que visa capacitar e inserir os jovens no mercado de trabalho. A iniciativa é realizada através do Instituto Nordeste Cidadania (BNB/INEC).

Como ocorreu no primeiro ano, estão sendo encaminhados cerca de 80 jovens, com idade até 17 anos, para participar do processo seletivo. Podem se candidatar jovens que estão concluindo o segundo Ciclo do Curso Formação Técnica Geral para o mundo do trabalho e que tenham domínio em informática (Windows, Word e Excel).

De acordo com Fabiano Serrano, que compõe a assessoria técnica do Projovem Adolescente da Prefeitura, os selecionados na função de Jovem Aprendiz terão direito a Carteira de Trabalho assinada, salário base, auxílio alimentação, vale transporte e auxílio creche para quem tem filhos menores de sete anos.

“O BNB é responsável por todo o processo de seleção. Os candidatos são submetidos a uma prova prática e escrita, além de entrevista e dinâmicas. Os aprovados garantem um vínculo de trabalho durante um ano e dependendo de seu desempenho, eles têm chance de contratação”, explicou Fabiano. Da primeira turma encaminhada para seleção, cinco estão trabalhando com reais chances de serem contratados.

A coordenadora dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Mércia Ferreira, informou que os interessados em participar do Jovem Aprendiz deverão procurar a coordenação do ‘Programa Projovem Adolescente’ para efetuar a inscrição. Só podem participar do processo de seleção quem concluiu o Ciclo I e, posteriormente o Ciclo II.

“Entre outros conhecimentos, o aluno recebe orientação através de workshops de qualificação profissional, com técnicas em marketing pessoal, a importância do Network, noções das Leis Trabalhistas, o sucesso profissional, o diferencial do mercado de trabalho, entre outras informações importantes para a formação profissional”, afirmou.

Atividades – As aulas do segundo ciclo do ‘Programa Projovem Adolescente’ serão encerradas no dia 30 de novembro. As atividades acontecem na Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), nos turnos da manhã (9h às 11h) e tarde (14 às 16h), da segunda a quinta-feira. As aulas do Curso Formação Técnica Geral para o mundo do trabalho são ministradas pelo especialista em Marketing, Fabiano Serrano. O curso tem duração de seis meses.

Serviço – A coordenação do ‘Programa Projovem Adolescente’ funciona no prédio da Sedes – Centro, localizado na Rua Santos Dumont, n° 80. Informações sobre o programa através do telefone 3214.2850.

Programa – O ProJovem Adolescente é destinado a jovens com idades de 15 a 17 anos em situação de vulnerabilidade social. O programa é parte de um conjunto de ações da proteção social básica, com a finalidade de fortalecer o convívio familiar e comunitário desses meninos e meninas, articuladas pela Política Nacional de Assistência Social (PNAS), Política Nacional de Juventude (PNJ) e Programa Nacional de Inclusão de Jovens.

Eles estão distribuídos em 53 coletivos que têm em média de 25 integrantes cada um, com uma série de atividades para qualificação profissional e oficinas de arte, esporte, teatro, música e dança. As atividades do programa acontecem sempre no horário oposto ao da escola dos jovens, ocupando um tempo que estaria ocioso e fazendo-o desenvolver atividades produtivas ligadas ao esporte e cultura.

Locais de funcionamento do programa:

CRC Cruz das Armas Rua: João Gomes Coelho, s/n
Tel: 3214-5494
CRJ Funcionários I Praça Lauro Wanderlei, s/n
Tel: 3218-9397
CRAS Alto do Mateus Rua: Luiz Pimentel, s/n
Tel: 3212-6085
CRJ Alto Do Mateus Rua: Luiz Pimentel, s/n
Tel: 3212-6085
CRJ Valentina Rua: Padre Emiliano de Cristo, s/n
Tel: 3218-9405
CRC Valentina Rua: Francisco B. Sobrinho, s/n
Tel: 3237-5166
CRAS Gramame Av. Gramame, s/n (Próx. à Escolda Antenor Navarro)
Tel: 3220-1210
CRAS São José Travessa São Gonçalo, nº15
Tel: 3214-8588
CRC Cristo Rua: Profª Luiza Fernandes Vieira, s/n
Tel: 3231-6127
CRJ Cristo Rua: Rogério Benevides, s/n
Tel: 3214-4912
CRAS Cristo Rua: Rogério Benevides, s/n
Tel: 3214-4912
Mandacaru – Associação São José Rua: 18 de maio, nº 195
Tel: 3224-4506
Ilha do Bispo – ARCA – Associação Recreativa, Cultural e Artística Galpão Manancial
Tel: 3045-1650