‘Seminário de Saúde da População Negra’ começa nesta quarta-feira

Por - em 39

Discutir a implementação da política de saúde da população negra e do programa de atenção às pessoas com doença falciforme no Estado. Este é um dos temas que serão abordados nestas quarta (26) e quinta (27) durante o ‘Seminário de Saúde da População Negra’. O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Governo do Estado da Paraíba e será realizado no Hotel Ouro Branco das 8 às 18h.

De acordo com uma das organizadoras do seminário, Dandara Correia, o evento tem a finalidade de sensibilizar e capacitar profissionais e gestores acerca da Política de Saúde da População Negra e do Programa de Atenção as Pessoas com Doença Falciforme. “Temos que fortalecer o controle social das lideranças negras com a participação dos movimentos sociais, como sujeitos essenciais no processo de implementação destas políticas”, destacou Dandara.

Nesta quarta-feira (26), o evento contará com uma mesa temática sobre Saúde da População Negra e a Doença Falciforme, A luta pelo Direito à Saúde da população Negra, Política Nacional de Saúde da População Negra, Programa Nacional de Promoção e Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme, Saúde da População Negra de João Pessoa. No turno da tarde, serão realizadas oficinas com os participantes do evento.

As oficinas que se estenderão até a quinta feira (27) terão como temas a Doença Falciforme, Saúde dos Povos e Comunidades Tradicionais, Saúde da Mulher Negra, Racismo e Saúde Mental.

No dia 27 será dado segmento as oficinas e trabalhos iniciados do dia 26, e será realizada a socialização dos trabalhos desenvolvidos em grupo. O evento contará com uma tenda cultural onde serão realizadas às oficinas de penteados afro, grafitagem, além de apresentações culturais. Esta tenda será instalada na feirinha de Tambaú, próximo ao local do evento. Para participar das oficinas serão distribuídas fichas.  A programação cultural da tenda será realizada no dia 27 às 17h30. O encerramento será na feirinha de Tambaú com uma atração musical.