‘Setembro Fotográfico’ já tem os 15 selecionados para mostra na Capital

Por - em 54

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) divulga os 15 fotógrafos paraibanos ou radicados na Paraíba que vão compor a mostra do projeto ‘Setembro Fotográfico’. O evento, que acontecerá de 24 a 30 de setembro, e é uma promoção da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Funjope, em parceria com o Governo do Estado.

“A grande surpresa foi o número de inscritos e dentre eles muitas pessoas novas e interessadas em fotografia”, disse o curador da mostra, o fotógrafo Gustavo Moura, destacando o alto nível dos trabalhos inscritos. “Os temas foram variados. Tivemos muita criatividade e elevada qualidade fotográfica”, afirmou.

Para a seleção, que foi realizada sexta-feira (17) e sábado (18), cada candidato teve o direito de inscrever até dez fotos de um ensaio. Dessas, três foram selecionadas pela comissão julgadora formada pelos fotógrafos brasileiros Ed Viggiani, Antonio Augusto Fontes e Pedro Vasquez. Levando em conta os 15profissionais escolhidos, isso dá um total de 45 imagens, que vão fazer parte da mostra e também de um catálogo. “A seleção foi toda feita a partir dos números de inscrição. Em nenhum momento os membros da comissão souberam os nomes dos inscritos”, explicou o assistente do curador, Wênio Pinheiro.

Os 15 fotógrafos selecionados, de um total de 64 inscritos, agora receberão um repasse financeiro de R$ 1 mil, a título de apoio para viabilizar a exposição. Além da mostra, haverá ainda outras exposições, oficinas e palestras, com a participação de convidados de várias partes do país. “O ‘Setembro Fotográfico’ é um marco na postura e trato com a fotografia”, disse Gustavo Moura.

A mostra do projeto ‘Setembro Fotográfico’ acontece entre os dias 24 e 30 de setembro desse ano, em diferentes espaços culturais da Capital, a exemplo da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, Casarão 34, Centro Cultural São Francisco e Casa da Pólvora.

 

Confira os fotógrafos selecionados:

 

Francisco Alves Dantas – República de lata

André Lins Nóbrega – Projeto Piolin

Paulo José Rossi – Corpos e flores para Iemanjá

Antonio David Diniz – Textura areia de praia

Luca Fioriny – Cores em movimento

Héberton Adriano Franco Silva – [dez]lambida memória

Artur Barbosa Lima Maia – Da vida do cidadão comum:trabalho, crenças e dores

Gustavo Maia Targino – Estudo Seridó

Augusto Cesar Cunha Pessoa – Do interior

Dayse Euzébio de Oliveira – Sem título

Walfrido Cabral Claudino – Cores da Noite

Aurílio Santos de Souza Filho – Encourados de Sonho

Cybele Andrade Dantas – Mutilados

Luiz Alexandre Ferreira Filho – Igrejas, Capelas, Mosteiros e Conventos de nossa história

Rafael Passos de Sousa e Silva – Música…sentidos retratados