1ª Conferência de Ciência e Tecnologia começa quinta-feira

Por - em 56

A 1ª Conferência Municipal de Ciência e Tecnologia de João Pessoa será realizada na próxima quinta-feira (18), a partir das 9h, na Estação Cabo Branco – Ciência Cultura e Arte, no Altiplano. O principal tema a ser discutido no evento é a promoção do desenvolvimento social através de um aporte tecnológico, com enfoque na popularização da Ciência e Tecnologia. Os debates envolvem também a melhoria do ensino de Ciência nas escolas e o desenvolvimento social e a institucionalização de políticas municipais para Ciência e Tecnologia. Qualquer pessoa interessada no assunto poderá participar da 1ª Conferência Municipal de João Pessoa, além de entidades e gestores ligados à Ciência e Tecnologia.

Segundo o secretário adjunto da Secretaria de Ciência e Tecnologia de João Pessoa (Secitec), professor Rubens Freire, a discussão desses temas será de fundamental importância, porque a partir daí serão conquistados marcos regulatórios para que políticas efetivas sejam elaboradas pelo Estado, garantindo a execução de políticas públicas que garantam um desenvolvimento social.

A 1ª Conferência Municipal de Ciência e Tecnologia será composta por um painel, onde os especialistas em cada área temática farão uma apresentarão, em uma breve explanação. Em seguida haverá abertura para intervenção da plenária, que irá apresentar propostas que serão recebidas pela comissão de sistematização. As demandas farão parte de um documento que será entregue ao prefeito de João Pessoa Ricardo Coutinho.

Rubens Freire explicou que vários estados da federação estão montando as suas Conferências Estaduais. Por conta de sua presença em diversos eventos no Brasil, a Secretaria de Ciência e Tecnologia da Capital (Secitec) percebeu a necessidade de criar a 1ª Conferencia Municipal de Ciência e Tecnologia de João Pessoa, dentro de um esforço de discussão por parte da sociedade civil, para o debate em torno de uma temática que não é muito discutida em nosso cotidiano: a promoção de um desenvolvimento social através de um aporte tecnológico.